ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O homem que quer um novo país: conheça Irton Marx, candidato à Prefeitura

ads3

Conhecido pelo movimento separatista, Irton participa de eleições desde 1982 e, em 2004, elegeu-se vereador como mais votado

ads4

No início dos anos 1990, um movimento que defendia o desmembramento do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina do restante do Brasil e que teve Santa Cruz do Sul como epicentro ganhou a atenção da imprensa de todo o País. Por trás daquela mobilização estava Irton Marx.

Nascido em Hamburgo, na Alemanha, Irton veio para Santa Cruz em 1947, com apenas 11 meses e 4 dias de vida. Junto com o irmão mais velho, além de outros dois nascidos no Brasil, cresceu na região onde fica o quartel – no qual, inclusive, prestou serviço em 1966. Seus pais trabalhavam em empresas de tabaco e, devido à perseguição contra imigrantes germânicos desde a Segunda Guerra Mundial, eram discretos sobre as origens da família. “Tem pessoas que se criaram comigo e não sabiam”, conta. Para ele, aliás, a perseguição segue até hoje. “Aqui em Santa Cruz, creia-me, existe um escritório, não sei onde, do Mossad, serviço secreto de Israel.”

ads6 Advertising