Engana-se quem pensa que o mundo dos lápis de cor é privilégio apenas das crianças. Os livros de colorir, obras que viraram uma nova febre entre os brasileiros, se consolidam como um prazeroso passatempo para os adultos. Para fugir das preocupações do dia a dia, a nova pedida é abusar das cores em meio a florestas, mandalas e figuras abstratas para relaxar e dar vazão à criatividade. Em Santa Cruz, as vendas dos mais conhecidos Jardim secreto e Floresta encantada, da ilustradora escocesa Johanna Basford, estão a pleno vapor. Conforme a atendente de uma livraria localizada no Centro, Cláudia Batista, os estoques não param de ser renovados em função da grande demanda de encomendas. “Estamos trabalhando com eles há três meses e, desde então, cerca de 200 cópias foram vendidas”, comentou ela, enquanto organizava mais uma pilha de reservas.
Entre os santa-cruzenses que descobriram um novo “dom” ao entregar-se à pintura, está a comerciante Rosimeri de Oliveira, de 48 anos. Após tomar conhecimento do sucesso das ilustrações através da mídia, ela decidiu que era a sua vez de testar. “Pensei que seria uma oportunidade para, ao mesmo tempo em que acompanho o meu filho nas lições de casa, fazer algo produtivo”, conta. E não é que deu certo? Após apropriar-se dos lápis de cor utilizados pelo pequeno no ano passado, ela confirma que a atividade cumpre com a promessa de desestressar. “Tu começas a pintar e não quer mais parar. Se dependesse de mim ficaria horas ‘em cima’ do livro. Agora, pelo menos uma vez por dia, quero reservar um tempo para a pintura” relata.
O fenômeno que se iniciou no Reino Unido e tomou conta do mundo, com mais de 1,5 milhão de cópias vendidas, propõe dois desafios simultâneos: a criatividade na hora de combinar as cores, somada à perspicácia de encontrar símbolos ocultos ao longo das páginas. Conforme a descrição da obra, tais figuras a serem descobertas “destravam o portão do castelo revelando seus mistérios”, um convite para ingressar no mundo mágico da floresta de ilustrações.
Publicidade
This website uses cookies.