Saúde e Bem-estar

“O paciente encaminhado ao Cibs terá sua demanda resolvida em poucos dias”, diz Sérgio Moraes

Um dos projetos de destaque da saúde pública de Santa Cruz do Sul no governo de Sérgio Moraes (PL), o Centro Integrado de Bem-Estar e Saúde (Cibs) voltou a ser pauta nesta semana. Em entrevista para o programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta 107,9 FM, o líder do Executivo falou sobre a iniciativa que reunirá diferentes especialidades da área da saúde em um único local, projetado para ser concretizado em 2026.

Moraes afirmou que o projeto do Cibs é de sua autoria, mas reconheceu que talvez não seja um sucesso imediato, sendo necessária a realização de ajustes. Segundo ele, a ideia é licitar os equipamentos para exames, como tomografias e raio-X, e que o vencedor do certame disponibilize o espaço para a execução dos serviços. “Não adianta instalar o centro em uma esquina e as máquinas estarem a quilômetros. Queremos que estejam junto dos pacientes”, destacou.

LEIA MAIS: “Com 130 milhões nós conseguimos pavimentar todas as ruas de Santa Cruz”, afirma Sérgio Moraes

Publicidade

O chefe do Executivo explicou como funcionará o serviço, afirmando que, após ser atendido no posto de saúde, o paciente que necessitar de algum exame será encaminhado ao Cibs e terá sua demanda resolvida em poucos dias. “Hoje leva meses, mas quero resolver em, no máximo, 15 dias”, enfatizou. Apesar das dificuldades, o prefeito adiantou que deseja colocar o projeto em andamento e proporcionar um atendimento mais ágil na saúde pública.

Como funcionará

Desde o período de campanha eleitoral, o prefeito Sérgio Moraes apresentava o Cibs como um lugar que reuniria o acesso a consultas, exames, laboratório e à Farmácia Municipal. Com espaço apropriado e amplo estacionamento, o lugar deverá concentrar também áreas administrativas. O plano de governo reforça que o objetivo é “desburocratizar e dar agilidade ao atendimento e agendamento de consultas, preconizando eficiência à saúde pública”.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz ainda poderá terminar o ano com superávit, diz Sérgio Moraes

Publicidade

De acordo com o secretário de Saúde, a ideia é que o primeiro atendimento à população siga acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Dessa forma, os pacientes serão encaminhados às respectivas especialidades, concentradas no novo centro integrado.

Ouça a entrevista na íntegra:

*Colaboraram Lucas Malheiros e Marcio Souza

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.