Centro Integrado deverá concentrar o atendimento em saúde para diferentes especialidades
Um dos projetos de destaque da saúde pública de Santa Cruz do Sul no governo de Sérgio Moraes (PL), o Centro Integrado de Bem-Estar e Saúde (Cibs) voltou a ser pauta nesta semana. Em entrevista para o programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta 107,9 FM, o líder do Executivo falou sobre a iniciativa que reunirá diferentes especialidades da área da saúde em um único local, projetado para ser concretizado em 2026.
Moraes afirmou que o projeto do Cibs é de sua autoria, mas reconheceu que talvez não seja um sucesso imediato, sendo necessária a realização de ajustes. Segundo ele, a ideia é licitar os equipamentos para exames, como tomografias e raio-X, e que o vencedor do certame disponibilize o espaço para a execução dos serviços. “Não adianta instalar o centro em uma esquina e as máquinas estarem a quilômetros. Queremos que estejam junto dos pacientes”, destacou.
LEIA MAIS: “Com 130 milhões nós conseguimos pavimentar todas as ruas de Santa Cruz”, afirma Sérgio Moraes
Publicidade
O chefe do Executivo explicou como funcionará o serviço, afirmando que, após ser atendido no posto de saúde, o paciente que necessitar de algum exame será encaminhado ao Cibs e terá sua demanda resolvida em poucos dias. “Hoje leva meses, mas quero resolver em, no máximo, 15 dias”, enfatizou. Apesar das dificuldades, o prefeito adiantou que deseja colocar o projeto em andamento e proporcionar um atendimento mais ágil na saúde pública.
Desde o período de campanha eleitoral, o prefeito Sérgio Moraes apresentava o Cibs como um lugar que reuniria o acesso a consultas, exames, laboratório e à Farmácia Municipal. Com espaço apropriado e amplo estacionamento, o lugar deverá concentrar também áreas administrativas. O plano de governo reforça que o objetivo é “desburocratizar e dar agilidade ao atendimento e agendamento de consultas, preconizando eficiência à saúde pública”.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz ainda poderá terminar o ano com superávit, diz Sérgio Moraes
Publicidade
De acordo com o secretário de Saúde, a ideia é que o primeiro atendimento à população siga acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Dessa forma, os pacientes serão encaminhados às respectivas especialidades, concentradas no novo centro integrado.
*Colaboraram Lucas Malheiros e Marcio Souza
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.