Conteúdos de marca

O papel essencial do oncologista clínico e do cirurgião oncológico na jornada contra o câncer

Julho traz duas datas importantes no calendário da saúde: o Dia do Oncologista Clínico (9 de julho) e o Dia do Cirurgião Oncológico (17 de julho). E mais do que homenagens, esses dias convidam à reflexão sobre o papel fundamental desses especialistas na jornada de quem enfrenta o diagnóstico de câncer.

Na Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde, clínica referência em oncologia e doenças autoimunes nos Vales do Rio Pardo e Taquari, a atuação desses profissionais é pautada pelo compromisso com a ciência, com a história de cada paciente e com um cuidado verdadeiramente centrado na vida.

Oncologista clínico: o primeiro acolhimento e a condução da jornada

O oncologista clínico é, na maioria dos casos, o primeiro médico a acolher o paciente no momento do diagnóstico oncológico. É ele quem confirma o tipo e o estágio da doença e, a partir disso, traça a melhor estratégia de tratamento.

Mais do que decidir sobre quimioterapia, radioterapia ou necessidade de cirurgia, é o oncologista clínico quem coordena todo o plano terapêutico, integra as equipes envolvidas, acompanha a evolução do paciente e apoia também a família.

“A atuação do oncologista vai além do tratamento: é um vínculo contínuo com o paciente, feito de escuta, orientação e confiança mútua”, reforça o RT Médico da Saint Gallen, Dr. Jorge Luís Ritt.

Cirurgião oncológico: precisão técnica com impacto na cura

Já o cirurgião oncológico entra em cena quando há indicação de retirada de tumores sólidos, seja como estratégia curativa, seja como parte de um plano combinado com quimioterapia ou radioterapia.

A cirurgia pode ser determinante para aumentar a chance de cura ou controlar a progressão da doença. E, por isso, é fundamental que seja realizada por um especialista com formação específica em cirurgia oncológica — profissional que entende as nuances do câncer e atua em alinhamento direto com o oncologista clínico.

Na Saint Gallen, o corpo clínico conta com oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos e um especialista em fígado, vias biliares e pâncreas, que atuam de forma integrada e personalizada para cada caso.

O tratamento do câncer é multidisciplinar

O tratamento oncológico não é um caminho único — ele exige protocolos seguros, avaliação contínua e uma equipe que compreende o paciente em sua totalidade: física, emocional e social.

Na Saint Gallen, o cuidado é integral: além dos médicos especialistas, o atendimento conta com enfermagem altamente capacitada, psicologia, nutrição e cuidados paliativos, tudo pensado para garantir segurança, conforto e dignidade ao paciente e sua família.

Compromisso com vidas

Com quase 20 anos de atuação, a Saint Gallen mantém seu propósito firme: acolher vidas com amor e excelência. Unindo ciência e afeto, a clínica celebra, neste mês, os profissionais que fazem da oncologia um cuidado potente, humano e transformador. Nosso carinho aos Oncologistas Clínicos do Núcleo Oncológico: Dra. Bianca Weiss, Dra. Bruna Fisher, Dra. Vânia Picinin, Dr. Jorge Luís Ritt, Dra. Sheila Calleari Marqueto e aos Cirurgiões Oncológicos: Dr. Alex Shwengber, Dr. Fagner Ferreira e Dr. Marcelo Arbo Magalhães.

Porque aqui, cuidar é nossa maior especialidade.

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.