Francisco Teloeken

O que fazer com dinheiro extra ou inesperado?

Vale tudo para conectar a mente com a prosperidade e abrir caminhos para trazer novos recursos financeiros. Tem gente que toma banho de arruda e sal grosso, acende velas, usa amuletos da sorte, repete mantras, estimula pensamentos positivos; há aqueles que apelam diretamente a santos, como São Judas Tadeu, conhecido como o santo das causas impossíveis e frequentemente invocado em situações financeiras complicadas ou difíceis. Ou, ainda, o Santo Expedito, o das causas urgentes, e Santa Edwiges, conhecida como a protetora dos endividados. Certamente, deve ser a santa com mais trabalho no Brasil, à vista dos milhões de endividados que confiam nela a esperança da solução dos problemas financeiros. 

É claro que essas práticas podem ajudar a obter algum dinheiro extra, principalmente quando são observadas por pessoas com crenças pessoais, espiritualidade e mentalidade positiva muito fortes. No entanto, uma abordagem realista e prática para lidar com questões financeiras, como diagnóstico da situação financeira, orçamento, hábitos de consumo etc, certamente terá efeitos positivos nas finanças pessoais e familiares. 

LEIA TAMBÉM: Black Friday 2023 tem interesse recorde dos internautas

Publicidade

Ganhar um dinheiro extra, até esperado, como 13º salário e restituição do IR, ou, ainda, inesperado, como o prêmio de algum sorteio, geralmente são motivos de euforia e, principalmente, de ter que decidir o que fazer com ele. Independente se é um dinheiro extra ou inesperado, uma vez com ele no bolso ou na conta do banco, é hora de fazer alguma coisa com ele. Tem quem não pensa muito ou, então, por achar ser um dinheiro ”caído do céu”, trata de gastá-lo logo, às vezes na realização de algum sonho de consumo há muito acalentado. Porém, como cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, é o momento de, antes de sair por aí querendo se desfazer dessa grana extra, avaliar a situação financeira atual:

  • Se está inadimplente: relacionar as dívidas em atraso e tratar de pagá-las; com dinheiro na mão, é possível obter dispensa de multas e descontos nos juros; se o valor disponível de dinheiro não for suficiente para quitar a dívida, propor um plano de pagamento, mas que caiba no orçamento; aproveitar para identificar as causas da inadimplência e iniciar um planejamento para evitar cair na mesma situação no futuro;
  • Se tem dívidas, mas estão sendo pagas nos vencimentos: com dinheiro na mão, muitas pessoas ficam tentadas a livrar-se das dívidas logo só para não terem mais aquele compromisso de todo o mês providenciar o pagamento ou sentir-se livre de dividas; é um erro, principalmente quando não há desconto pela antecipação de alguma parcela; a sugestão é continuar pagando as parcelas, nos respectivos vencimentos, e guardar o dinheiro como reserva financeira para algum imprevisto, alguma oportunidade de negócio ou iniciar algum investimento;
  • Não tem dívidas e quer usar o dinheiro extra ou inesperado de forma tranquila: realizar algum sonho de consumo, “engordar” algum investimento já existente ou, ainda, iniciar um. O primeiro cuidado seria ter um valor como reserva para imprevistos, equivalente ao período de três a seis meses de salários ou rendas; para o restante, buscar no mercado alternativas de investimento, em linha com os objetivos pessoais ou familiares, observando prazos de aplicação e grau de risco aceitável, de acordo com o perfil (conservador, moderado e agressivo).

LEIA TAMBÉM: Dia Mundial da Poupança

O importante com o dinheiro guardado em algum investimento é que ele tenha um objetivo. Reinaldo Domingos, criador da DSOP Educação Financeira e pós-Doctor em educação financeira, fala que o dinheiro guardado precisa ser “carimbado” para não ser usado em qualquer demanda, que pode ser até para atender o pedido de empréstimo de algum familiar, colega, amigo.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE FRANCISCO TELOEKEN

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.