ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O que pode ser pauta na campanha em Santa Cruz

ads3

Eleição ocorre neste domingo

ads4

A campanha eleitoral começa oficialmente neste domingo, 27 a partir de quando os candidatos a prefeito e vereador já podem pedir votos e fazer propaganda. Em Santa Cruz, que assistirá à mais disputada corrida pela Prefeitura desde a redemocratização, com nada menos do que sete candidaturas, temas como a geração de empregos, os problemas de abastecimento de água e o embate entre renovação e tradição podem figurar entre as pautas prioritárias do debate.

A reportagem ouviu um especialista e diversas pessoas ligadas às campanhas nos últimos dias. Conforme o advogado e colunista da Gazeta, Astor Wartchow, tópicos relacionados a saúde, segurança e educação são “permanentes na pauta eleitoral”, uma vez que são “áreas vocacionadas para administração pública, pouco afeitas a privatizações”. “Mas como há divisões legais de encargos entre Município, Estado e União, o tratamento desses temas exige cuidados na abordagem e promessas político-eleitorais para não cair em demagogia e populismo”, observou. Temas como transporte coletivo urbano, valorização do funcionalismo e o futuro do Túnel Verde da Rua Marechal Floriano também podem vir à tona.

ads6 Advertising

Publicidade

Os temas possíveis

1 Renovação x experiência

Em uma disputa marcada pela presença de diversos nomes da nova geração da política local, o tema da renovação deve vir à tona. Algumas candidaturas devem apresentar-se como alternativa aos grupos políticos tradicionais, exaltando a juventude e criticando o continuísmo, enquanto outras devem defender a experiência na gestão política e alertar sobre os riscos de “aventureiros políticos”.

Segundo Astor Wartchow, o desafio dos candidatos jovens é convencer a população de que a renovação representará uma mudança efetiva de atitudes na gestão pública, o que nem sempre acontece. “Salvo raras exceções, isso não está acontecendo em todos os níveis de representação. Infelizmente, e de acordo com as últimas eleições, o que era para ser uma renovação se limita a uma substituição”, analisou.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta