ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Enart começa nesta sexta em Santa Cruz do Sul

ads3

ads4

O 34º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) começa nesta sexta-feira, 15, e se estende até domingo, 17, com a presença de 4 mil participantes, em 29 concursos dentro de 15 categorias. O evento terá nove palcos no Parque da Oktoberfest e um na sede da Assemp. A abertura está marcada para as 16 horas no Ginásio Poliesportivo, com a presença das 30 Regiões Tradicionalistas e da imagem de Nossa Senhora de Medianeira, padroeira do Rio Grande do Sul.

O público, estimado em 50 mil pessoas nos três dias, poderá acompanhar as apresentações dos grupos de dança vencedores no Enart pré-mirim, mirim e juvenil, realizado em junho, em Soledade. O CTG Rincão da Alegria, vencedor na categoria mirim da modalidade Danças Tradicionais Força B, estará presente com a coreografia Dia de Festa. Na ocasião, Eduarda Gabrieli Foletto, 12 anos, vai estrear a cadeira de rodas especial que ganhou para dançar. Na sequência, o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha – atual campeão da Força A nas Danças Tradicionais –, vai reeditar a performance vencedora do ano passado.

ads6 Advertising

Publicidade

No sábado, cada uma das 30 Regiões Tradicionalistas organizará um estande com elementos de pesquisa para apresentar na 20ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha. O público poderá conferir os trabalhos no Pavilhão 3 a partir das 16 horas. No domingo, o Pavilhão 3 ainda será palco da missa crioula, às 10 horas. O evento é organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com direção da Fundação Cultural Gaúcha, apoio da 5ª Regional Tradicionalista e GPS Net, além do patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul e da Philip Morris.

Lanceiros
O CTG Lanceiros de Santa Cruz, representante local nas Danças Tradicionais Força A, espera repetir o desempenho dos últimos dois anos, quando ficou entre os dez melhores. Segundo o coordenador Fernando Schroeder, a última semana foi de ajustes finais. “Vamos ensaiar exaustivamente hoje (ontem). Agora é o momento de não perder o ritmo e dar firmeza aos movimentos”, observou.
Na entrada e saída, as coreografias irão homenagear a poetisa e professora porto-alegrense Luciana de Abreu. Ela foi uma das primeiras mulheres a subir em uma tribuna para falar sobre direitos iguais para o sexo feminino, em 1873. Também foi a primeira mulher a se tornar nome de rua no Rio Grande do Sul, em 1921. “A vida dela e a força da luta por liberdade e igualdade da mulher serão os focos da apresentação”, detalhou Schroeder. A pré-estreia das pilchas ocorreu no dia 1º.

ads7 Advertising

Publicidade

A assessoria de imprensa do MTG justificou a cobrança de ingressos antes da abertura oficial pelo fato de o Parque da Oktoberfest estar sob responsabilidade da entidade desde segunda-feira, com a chegada de veículos para o acampamento ao longo de toda a semana, para permanecerem até domingo. Também é cobrado de cada pessoa ocupante dos veículos.

Quem acessa o parque para atividades de lazer, como corrida e caminhada, não precisa pagar. Ontem foram instalados banheiros químicos para oferecer mais comodidade aos acampados.

ads8 Advertising

Publicidade

Movimento nos acampamentos é intenso nesta sexta
Grupos conhecem os locais das apresentações

LEIA MAIS: Estrutura do Enart começa a ganhar forma no parque

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta