ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O segredo do pimentão da Feira Rural de Santa Cruz

ads3

ads4

Muitos frequentadores da Feira Rural do Centro, em Santa Cruz do Sul, têm se admirado com o tamanho e qualidade dos pimentões da banca do produtor Erni Gilberto Noy. Alguns têm dificuldade em acreditar que são produzidos pelo agricultor em Linha Santa Cruz, na propriedade do pai Ernani Noy, e outros desconfiam de que a ótima aparência do produto se deva a agrotóxicos.

Porém, os feirantes locais garantem a qualidade dos hortigranjeitos que vendem e afirmam que não costumam utilizar agrotóxicos. Quanto ao pimentão, Erni Noy, 48 anos, conta que o segredo está na escolha de uma semente boa, no preparo da terra e no uso de adubo orgânico, à base de esterco e cálcio, que substitui o veneno. O plantio é feito em canteiros protegidos com plástico e em sistema de túnel alto, com irrigação por gotejamento e hastes direcionadas para cima.

ads6 Advertising

Publicidade

O diretor técnico de Desenvolvimento Agropastoril Rural, da  Secretaria Municipal de Agricultura, Clero Ghisleni, explica que as Feiras Rurais de Santa Cruz têm regulamento, com regras que definem as responsabilidades dos produtores. E uma delas é que os produtos devem ser cultivados atendendo às técnicas mais sustentáveis possíveis. Uma comissão formada por representantes da secretaria, Emater, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Afubra e Associação dos Feirantes é acionada para avaliação sempre que surgem suspeitas de irregularidades ou descumprimento do regimento. “A ideia, com a feira, é levar um produto diferenciado, de qualidade e saudável ao consumidor”, frisa.

Boa aparência até deixa freguês receoso

Publicidade

ads7 Advertising

Publicidade

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta