ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O timing do futuro

O mundo muda o tempo todo, fato. Saber se estamos em dia com este movimento é fácil: se há surpresa, há atraso. Segundo Seth Godin, a mudança quase nunca erra por chegar cedo demais, mas fracassa quase sempre por chegar atrasada. Somos os protagonistas do sucesso ou dos fracassos frente a este desafio.

Culturalmente somos treinados para responder aos eventos da vida acreditando que sorte, azar e acaso existem, e o destino pode ser pré-determinado pela condição de vida que temos ou pelo contexto no qual estamos envolvidos. É como se o futuro fosse uma sequência lógica do presente. Pobres de espírito os que se encaixotaram nestes conceitos, tornando-se reféns de um resultado medíocre e insignificante.

ads6 Advertising

Publicidade

A mudança acontece em diferentes fluxos: contínuo , progressivo, circular, disruptivo, mas jamais previsível ou igual a todos, porque a arte da vida exige personalização absoluta. Negar a mudança é a pior escolha. Dizer que não é bem assim, que vai demorar para acontecer ou que nunca vai acontecer é arrogância e pretensão. Responder é o mínimo que precisamos fazer para garantir a permanência no mercado e no mundo neste século. Adaptar-se é inteligente e ousado, mas não suficiente. Todos precisarão fazer este movimento e logo nos tornamos apenas mais um.

Antecipar-se ou criar a mudança é a fórmula de sucesso do mundo atual. Andar à frente, pensar acima, agir de forma surpreendente. Colocar o foco naquilo que pode ser, não no que foi ou é no momento atual. Este é o foco da disciplina de Estudos de Futuros, minha expertise atual. Visão de longo prazo com ação imediata, para que possamos exercer nosso poder de escolha e moldar a vida do futuro que desejamos.

ads7 Advertising

Publicidade

O futuro será de quem se antecipa, não de quem reage. E nunca será de quem nega ou está sempre atrasado, revoltado ou míope. O mundo mudou radicalmente. Você tem as habilidades que precisa para andar na frente ou vem se arrastando para sobreviver? Não perca o timing com distrações. É hora de ativar as competências que vão muito além da razão e do “ver para crer”, ou do “esperar para acontecer”. Crer para ver e fazer acontecer, este é o lema do novo mundo.

LEIA MAIS COLUNAS DE JAQUELINE WEIGEL

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta