ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O universo musical de Loma na Confraria Nativista

ads3

ads4

A cantora Loma será a atração da Confraria Nativista hoje, a partir das 21 horas. É a edição comemorativa pelo mês das mães. O evento acontece no Taps Restaurante (antiga sede da Alliance One). A abertura contará com a apresentação do dueto Cancioneiros do Rio Grande, composto por Ricardo França (voz e violão) e Leonas Beise (acordeon).

Loma estará acompanhada dos violonistas Osmar Carvalho e Lênin Nuñez. O repertório vai destacar pérolas do cancioneiro gaúcho, como Desgarrados, Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, Brasiliana, Um Mate Por Ti e Vira Virou. “Entre as décadas de 70 e 80, muitos artistas se firmaram e as músicas foram marcantes. Quem muito nos representa Brasil afora é a dupla Kleiton e Kledir, que se popularizou fora dos limites do Rio Grande do Sul”, diz.

ads6 Advertising

Publicidade

Loma passou a integrar o projeto Cantadores do Litoral em 2002, iniciativa para valorizar a música africana e açoriana, difundida na região litorânea do Estado. O movimento foi iniciado por Ivo Ladislau e Carlos Catuípe. Pelo disco desse trabalho, ela foi agraciada com o Troféu Vitor Mateus Teixeira, oferecido pela Assembleia Legislativa, como melhor cantora em 2009. Com o grupo Chão de Areia, Loma passou a apresentar o espetáculo Paixão de Viola e Tambor, que esteve em Santa Cruz do Sul em abril de 2014. “A diversidade cultura no Estado é enorme. No litoral, há um trabalho forte de música regional, com influências africanas e açorianas”, explica. Outra iniciativa de Loma é o show temático Mulher de Lua, com direção musical de Mário Tressoldi. No palco, são expostos os amores, as conquistas, crenças e diferentes contribuições das mulheres à sociedade brasileira, ao ritmo percussivo do jongo, coco, maçambique e quicumbi.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta