Nos últimos tempos, muitos advogados foram alvo de criminosos que usaram seus nomes para a aplicação de golpes. Isso resultou em uma série de ações voltadas a orientar os profissionais e a sociedade quanto aos riscos.
Segundo Manuela Braga, a OAB tem atuado de forma preventiva e divulgado orientações diante do crescimento dessa prática por meio de campanhas para alertar a sociedade e reforçar a necessidade de confirmar a identidade do profissional e a veracidade das comunicações recebidas. “A Seccional já promoveu audiência pública específica sobre o tema, manteve diálogo constante com a Polícia Civil, notificou a Meta, reuniu-se com empresas de telefonia e solicitou a criação de uma vara especializada em crimes cibernéticos”, salientou.
LEIA MAIS: Região registra casos de golpe do falso advogado; veja orientações
Publicidade
Além disso, no último Colégio de Presidentes da OAB/RS, uma delegada do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos debateu a situação com a categoria.
“Nossa subseção, de forma complementar, tem intensificado a divulgação e as orientações na imprensa local, além de estimular que qualquer suspeita seja comunicada à OAB e às autoridades competentes.” A principal recomendação à sociedade, segundo a presidente, é não fazer pagamentos sem confirmação, utilizar apenas canais oficiais e desconfiar de contatos inesperados que usem o nome de advogados para pedir valores ou dados pessoais.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.