Educação

OAB lança projeto de combate à violência contra a mulher nas escolas de Santa Cruz

O enfrentamento à violência contra a mulher é o tema central da nova fase do projeto OAB/RS Vai à Escola, lançado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul no início de maio. A primeira ação da campanha ocorreu nessa terça-feira, 20, quando integrantes das subseções estiveram nas escolas estaduais e municipais para realizar palestras focadas na conscientização sobre o tema.

Em Santa Cruz do Sul, a primeira palestra foi promovida pela OAB Subseção local na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bom Jesus, para crianças e adolescentes do 7º, 8º e 9º anos. O programa tem como foco enfrentar as formas de violência sofridas pelas mulheres através de um trabalho pedagógico de conscientização e educação com foco na promoção da igualdade de gênero.

LEIA TAMBÉM: Aumento de casos de gripe sobrecarrega atendimentos pediátricos no Cemai

Publicidade

Na avaliação da presidente da OAB Subseção Santa Cruz do Sul, Manuela Braga, a violência contra a mulher é um problema que precisa ser enfrentado com seriedade desde a base. Segundo ela, a OAB tem um papel que vai além da advocacia: a instituição defende, sobretudo, a cidadania.

“Estar nas escolas é parte do nosso compromisso com a transformação social e a promoção da igualdade. A partir de uma conversa com a secretária municipal de Educação, mapeamos escolas em Santa Cruz e começamos uma série de palestras de conscientização.” A iniciativa, segundo ela, surge diante do aumento nos casos de feminicídio no Estado. A presidente destaca, inclusive, que a Ordem gaúcha enviou um ofício sobre o assunto para o governo estadual.

Na atividade dessa terça estiveram presentes a presidente da Subseção, Manuela Braga; a presidente da Comissão da Cidadania e Responsabilidade Social, Renata Costa; a secretária-geral da Subseção, Vanessa Kehl Menchen, e a ex-presidente da Subseção e conselheira estadual Rosemari Hofmeister, além de representantes da escola.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Sicredi busca sugestões da comunidade
para futuro da área Kaempf; veja como participar

Segundo o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, o projeto OAB/RS Vai à Escola é uma forma de promover mudanças reais, pois ele age diretamente na base da sociedade. “É por meio da educação e atuando diretamente com as crianças e adolescentes que vamos conscientizar e modificar a sociedade. Só a união dos poderes constituídos e da sociedade civil poderá acabar com os feminicídios no Estado”, disse o presidente.

Guia pedagógico

Um guia pedagógico, criado pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB/RS, vai orientar as ações nas 107 subseções da Ordem no Estado. “O projeto é uma forma da nossa instituição colaborar com a conscientização e a educação para as próximas gerações”, refletiu a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Maximilia de Paula.

Publicidade

Na OAB Santa Cruz do Sul, estão envolvidas no projeto a Comissão da Mulher Advogada, Comissão da Jovem Advocacia, Comissão da Cidadania e Responsabilidade Social e Comissão Especial de Direitos Humanos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.