ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Obama exalta Hillary Clinton e refuta Trump em discurso na Convenção Democrata

No mais importante discurso da convenção democrata, o presidente Barack Obama refutou ontem o cenário apocalíptico desenhado pelo republicano Donald Trump na semana passada, apresentou uma visão confiante da democracia americana e disse que seus cidadão não desejam ser dominados.

“Nós não somos um povo amedrontado. Nosso poder não vem de um salvador autoproclamado que promete que pode restaurar a ordem”, em referência à declaração de Trump de que é o candidato da lei e da ordem que poderá resolver todos os problemas do país.

ads6 Advertising

Publicidade

Ao fim de seu discurso, a candidata que foi nomeada pelo partido na terça-feira surpreendeu o público, entrou no palco e abraçou Obama, o que levou a plateia aos gritos.

“Isso é a América. Esses laços de afeto, a fé comum. Nós não tememos nosso futuro, nós o moldamos, nós o abraçamos, como um povo mais forte juntos do que quando estamos sozinhos”, afirmou. “É isso que Hillary Clinton entende – essa lutadora, essa estadista, essa mãe e avó, essa servidora pública, essa patriota, essa é a América pela qual ela está lutando”, afirmou

ads7 Advertising

Publicidade

Obama foi ovacionado quando entrou no local da convenção do partido e foi recebido pelos delegados aos gritos de “yes, we can” (sim, nós podemos), o lema que moveu sua eleição presidencial. “Eu estou diante de vocês hoje à noite, depois de quase dois mandatos como seu presidente, para dizer-lhes que estou ainda mais otimista com o futuro da América.”

O presidente refutou o “ressentimento, acusações, raiva e ódio” que, segundo ele, marcam a campanha de Trump. “Essa não é a América que eu conheço”, afirmou. “A América que eu conheço é cheia de coragem, de otimismo, de criatividade. A América que eu conheço é decente e generosa”.

ads8 Advertising

Publicidade

Além de Obama, Trump foi atacado como uma fraude, um demagogo perigoso e uma ameaça para o futuro dos EUA pelo vice-presidente Joe Biden e pelo ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, um independente que governou a maior cidade do país por 12 anos. Todos defenderam de maneira apaixonada a candidatura de Hillary, que venceu a nomeação do Partido Democrata na terça-feira.

Biden incendiou os democratas na Filadélfia ao descrever o bilionário como um cínico desprovido de compaixão que tem prazer em dizer “você está demitido”. Bloomberg questionou o sucesso empresarial de Trump, disse que ele é um “perigoso demagogo” e o acusou de hipocrisia. “Eu sou um nova-iorquino e eu reconheço um vigarista quando vejo um”, declarou o empresário. 

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta