O processo licitatório para a reforma do Casarão da Cultura de Venâncio Aires foi concluído, e a empresa venâncio-airense Construsil Construtora Ltda. foi a vencedora para executar as obras de revitalização do prédio histórico. O investimento será de R$ 505.169,87, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal. O prazo de execução é de 240 dias.
A Construsil Construtora vai coordenar todas as etapas do projeto, que inclui recuperação estrutural, revisão elétrica e hidráulica, nova pintura, troca de pisos e esquadrias, além da restauração de elementos originais da fachada, entre outros serviços. Salas de atividades e um auditório também fazem parte do projeto.
LEIA TAMBÉM: Sinimbu realiza Feira Cultural e Feira Municipal do Livro na próxima semana; veja programação
Publicidade
“O Casarão tem um valor imensurável para Venâncio Aires, e agora damos um passo concreto para garantir que ele volte a ser um espaço de convivência e cultura. A empresa está autorizada a apresentar os documentos de fiscalização do trabalho e iniciar a obra em novembro”, afirma a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza.
Atualmente inabitável, o Casarão é um dos edifícios mais simbólicos de Venâncio. Inaugurado em 1917 como Posto de Saúde Sanitarista do Estado, o prédio já sediou a Associação dos Amigos do Cemuc, a Secretaria Municipal de Cultura e outras entidades, tornando-se referência histórica.
O projeto visa recuperar as características originais do prédio, adequando-o às normas de segurança e acessibilidade. Com a conclusão das obras, o espaço voltará a receber atividades culturais, reafirmando seu papel como patrimônio vivo da história do município.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.