Regional

Obra de reforma do Casarão da Cultura de Venâncio Aires custará R$ 505 mil

O processo licitatório para a reforma do Casarão da Cultura de Venâncio Aires foi concluído, e a empresa venâncio-airense Construsil Construtora Ltda. foi a vencedora para executar as obras de revitalização do prédio histórico. O investimento será de R$ 505.169,87, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal. O prazo de execução é de 240 dias.

A Construsil Construtora vai coordenar todas as etapas do projeto, que inclui recuperação estrutural, revisão elétrica e hidráulica, nova pintura, troca de pisos e esquadrias, além da restauração de elementos originais da fachada, entre outros serviços. Salas de atividades e um auditório também fazem parte do projeto.

LEIA TAMBÉM: Sinimbu realiza Feira Cultural e Feira Municipal do Livro na próxima semana; veja programação

Publicidade

“O Casarão tem um valor imensurável para Venâncio Aires, e agora damos um passo concreto para garantir que ele volte a ser um espaço de convivência e cultura. A empresa está autorizada a apresentar os documentos de fiscalização do trabalho e iniciar a obra em novembro”, afirma a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza.

Atualmente inabitável, o Casarão é um dos edifícios mais simbólicos de Venâncio. Inaugurado em 1917 como Posto de Saúde Sanitarista do Estado, o prédio já sediou a Associação dos Amigos do Cemuc, a Secretaria Municipal de Cultura e outras entidades, tornando-se referência histórica.

O projeto visa recuperar as características originais do prédio, adequando-o às normas de segurança e acessibilidade. Com a conclusão das obras, o espaço voltará a receber atividades culturais, reafirmando seu papel como patrimônio vivo da história do município.

Publicidade

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.