Trabalhos na estrutura incluem a reconstrução da cabeceira da ponte | Foto: Prefeitura de Sinimbu/Divulgação
O atraso na obra de reforma da Ponte Centenário, localizada no Centro de Sinimbu, deixa a comunidade da cidade e do interior apreensiva e indignada. Pelo contrato assinado em abril entre a empresa vencedora da licitação, a FG Construtora, de Tapera, e a administração municipal, a estrutura deveria ser entregue exatamente nesta terça-feira, 4 de novembro, quando se completam seis meses do início dos trabalhos.
No entanto, não é isso que se vê. A obra, que inclui a reconstrução da cabeceira da ponte, na direção das localidades de Rio Pequeno e Linha Verão, além de melhorias no restante da estrutura danificada pela enchente de 2024, está bem atrasada, com o andamento não chegando a 30%. A empresa alega que os dias chuvosos atrasaram o cronograma.
LEIA MAIS: Ponte Centenário de Sinimbu recebe as primeiras intervenções
Publicidade
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã desta terça, a secretária municipal de Finanças e Planejamento, Talita Wagner, reforçou que as condições climáticas provocaram o atraso na execução da obra, além de outros motivos. Segundo a titular da pasta, a empresa apresentou um novo cronograma, que prevê a finalização da reconstrução da ponte para o início de fevereiro de 2026.
“O município está empenhado em acompanhar a realização da obra, através do setor de fiscalização e do setor de engenharia. Então, a gente lamenta, gostaria de entregar essa obra, a gente sabe do anseio da população, que também é nosso, pela finalização”, comenta Talita. Nesta terça-feira, na sessão da Câmara de Vereadores de Sinimbu, o assunto da Ponte Centenário deve ser pautado, principalmente pelos vereadores de oposição, que têm cobrado uma fiscalização mais rigorosa por parte do município.
A secretária também citou outras pontes do interior do município que já estão praticamente finalizadas, em Alto Rio Pequeno e em Linha Desidério. Já em Alto Sinimbu e Bismark ela alega que há boas perspectivas – nessa última, foi realizada a instalação das vigas principais da estrutura na última semana.
Publicidade
LEIA MAIS: Obras de reconstrução das pontes avançam em Sinimbu
As obras de reforma da Ponte Centenário acontecem por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sinimbu e a empresa Japan Tobacco International (JTI). O valor da contratação, conforme o edital da licitação, é de aproximadamente R$ 2 milhões. Uma das melhorias é a implementação de defensas metálicas, visando mais proteção aos pedestres e veículos.
Também acontece a instalação de uma passarela exclusiva para pedestres, fixada com uma estrutura metálica na ponte, além do reforço das juntas em concreto, medida que visa evitar desgastes e infiltrações. Investimentos na iluminação pública por meio de energia solar e na sinalização de trânsito também integram as melhorias.
Publicidade
Colaboraram Carina Weber e Marcio Souza
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.