A obrigatoriedade de uso dos extintores de incêndio em veículos pode voltar. Está para ser votado no plenário da Câmara Federal requerimento de urgência ao projeto de decreto legislativo (PDC 234/2015), do deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE), sustando a decisão do Contran que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio para os automóveis de passeio.
O deputado Heitor Schuch (PSB) critica a proposta, argumentando que na maior parte do mundo já é facultativo o uso do equipamento e o que deve estar pesando mais nesse caso é o lobby das indústrias. “Hoje em dia a exigência serve mesmo é para gerar multa e aumentar a arrecadação”, afirma.
Conforme Schuch, os veículos fabricados no Brasil são equipados com um sistema que interrompe a passagem de combustível em caso de colisão e dispositivos que cortam a corrente elétrica, praticamente eliminando a possibilidade de o veículo incendiar mesmo colidindo. Schuch é autor do projeto de lei 1.535/2015, que trata do mesmo assunto, eliminando a exigência e que foi arquivado após receber parecer negativo do deputado Gonzaga Patriota.
Publicidade
This website uses cookies.