Cultura e Lazer

Oktoberfest de Santa Cruz vira cenário para filme de cineasta alemão sobre a imigração

A 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul será vista em breve nos cinemas da Alemanha. Na tarde de sábado, 11, uma equipe de cineastas alemães esteve na Festa da Alegria para registrar o evento.

Quem passou pelo palco em frente ao pórtico principal deparou-se com as câmeras montadas em tripés fazendo registros dos visitantes e das apresentações culturais. E testemunharam o personagem do ator Douglas Madenford, vestindo trajes germânicos, passeando com sua bicicleta pelo local.

As cenas estarão em Dehäm – Pälzer in de Pampa, longa-metragem que abordará a história dos descendentes de imigrantes no Rio Grande do Sul. No documentário, com toques fictícios, o personagem vivido por Madenford busca entender as tradições germânicas que são preservadas pelos gaúchos.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul receberá uma nova produção cinematográfica voltada aos imigrantes alemães

Ele ficou impressionado com a Oktoberfest em Santa Cruz do Sul. “É muito bonita e organizada. Muitas pessoas usando trajes típicos da Baviera. É incrível ver isso no Brasil”, comentou.

A equipe, liderada pelo cineasta alemão Monji El Beji, tem visitado diversos municípios gaúchos, especialmente nos vales do Caí, Taquari, Rio Pardo e Sinos. O profissional destacou que a experiência tem sido muito positiva e foi possível conhecer muitas pessoas que ainda falam o idioma germânico. “Em todos os lugares fomos bem recepcionados. As pessoas queriam dar o seu depoimento. Estamos muito felizes”, afirmou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Comunidade do interior de Santa Cruz é cenário de gravações de filme alemão

Ainda em setembro, Monji El Beji e o colega Theo Pfleger visitaram Santa Cruz na companhia do advogado e professor Rafael Gessinger, coordenador estadual do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Foram recepcionados por Paulo Trinks, Nasário Bohnen e outros integrantes da comissão dos festejos locais. E tiveram o apoio da Santa Cruz Film Commission.

Monji El Beji: “Em todos os lugares fomos bem recepcionados. As pessoas queriam dar o seu depoimento. Estamos muito felizes”

Oportunidade

As filmagens do município começaram no dia 6 de outubro. A equipe esteve em Rio Pardinho e em Monte Alverne, entrevistando descendentes de alemães que saíram da Europa para começar uma nova vida no Brasil. O encerramento ocorreu no Parque do Oktoberfest.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Nos sentindo celebridades”: turistas alemães compartilham impressões sobre Santa Cruz em visita à Gazeta

Conforme Monji El Beji, responsável pelas gravações, foi possível captar muitas cenas memoráveis da Festa da Alegria. “Vamos mostrar às pessoas na Alemanha que a cultura alemã ainda existe em Santa Cruz”, enfatizou.

Na avaliação de Bohnen e Trinks, que acompanharam a equipe na tarde de sábado, a presença dos cineastas é um marco para o município. Segundo eles, o longa-metragem irá estreitar os laços com a Alemanha, fortalecendo o intercâmbio com o Brasil e atraindo mais turistas.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.