Conheci o Sr. Ivo Kaempf ao tempo em que exerci, entre 1997 e 1999, a função de secretário municipal de Saúde. Todavia, a partir do convite de Jones Alei da Silva para escrever, sob a editoria do Romar Beling, a história do Sanatório Kaempf, passamos a nos encontrar seguidamente. No plural, pois a esposa Vera nos acompanhou em muitos desses encontros. Isso a partir do dia 18 de maio de 2023, quando, às dez horas da manhã, na casa de sua filha Cynara, ele nos concedeu a primeira entrevista em função do livro que receberia o nome de Vida Nova: a história do Sanatório Kaempf, publicado pela Editora Gazeta em 2024.
A par das conversas com o Sr. Ivo, multiplicaram-se encontros com os familiares Kaempf e sucessores, com profissionais e colaboradores do Sanatório, com vizinhos, testemunhas e muitas pessoas que passaram pela casa de saúde ou sobre ela se dispuseram a prestar seu conhecimento. Agregamos depoimentos marcantes, muitos emocionados, outros pesarosos e angustiados. Cada pessoa entrevistada trouxe um acréscimo, por vezes um detalhe, que nos permitiu, ao menos em boa medida, mergulhar na trajetória do “Vida Nova”.
Pois, agora, o Sr. Ivo Oscar Kaempf (31-08-1935/22-10-2025) seguiu em frente. Saudosos, lembramos de algumas passagens significativas de nossas conversas e frequentes caminhadas pela área onde Eduard Kaempf e sua esposa Hedwig haviam implantado a “Natur-Heilandstalt Santa Cruz – Hospital de Cura Natural de Santa Cruz”. Casa que se propôs praticar a hidroterapia em ambiente ensolarado, águas límpidas, ar puro e natureza exuberante.
Ivo, neto do casal Eduard e Hed-wig, foi nossa bússola, mostrando cada recanto. Para facilitar a compreensão da instituição, ele chegou a fazer um desenho, datado em 5 de julho de 2023, onde demonstrou os diferentes elementos do terreno, incluindo a mística “pedra encantada”. Ivo referenciou a “pedra”, as trilhas, prédios e equipamentos à fonte, a mesma que foi decisiva na escolha da área onde seria instalada, pelo fundador Eduard Kaempf, um naturalista empreendedor, a casa terapêutica na Entrada Rio Pardinho.
Um dos momentos mais impactantes aconteceu ao final de uma entrevista no dia 14 de julho de 2023. Falávamos sobre a dor, por vezes avassaladora, que acometia muitos dos pacientes e seus familiares, não raro, quase impotentes frente ao sofrimento. Ele nos olhou com os olhos da experiência vivida e sentenciou: “Depois do coração, a parte mais importante do corpo é o ombro amigo”.
Naquele momento o Sr. Ivo, esposo de Zilda, pai de Arno, Cynara, Tatiana e Luis, escondeu a umidade que lhe embaçou o olhar. Ele, que nascera no quarto 61 do Sanatório Vida Nova, sintetizou sua trajetória na frase que fecha o livro acima citado: “Eu vivi o Sanatório”.
Assim, nossas conversas ultrapassaram os relatos, mapas, datas, documentos e eventos, importantes sim, mas ainda mais valiosos quando acrescidos do sentimento e fervor que os perpassou. Demonstrativa dessa organicidade foi a oferta pelo Sr. Ivo de uma planta a Vera. Bem lembra sua filha Tatiana: “Ele adorava presentear as pessoas com plantinhas”. A planta, vigorosa, ainda em seu pote original, segue conosco, sobre a mesa onde escrevo esta crônica.

COP-30 E REUNIÃO DO CONSELHO SOCIOAMBIENTAL
Ao tempo do profundo desejo pelo êxito da COP-30 em Belém Pará, comunicamos que, por aqui, acontecerá no dia 12 de novembro, às 11 horas na sala de reuniões da Secretaria do Planejamento, nossa 20ª reunião pública do Conselho de Gestão Socioambiental. Aproveitamos para agradecer a generosa e ativa persistência das conselheiras e conselheiros e demais participantes das reuniões e atividades.

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ ALBERTO WENZEL

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.