Regional

ONG Foco Empreendedor e Sindilojas formam 11 jovens em curso que prepara para o mercado de trabalho

O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) e a ONG Foco Empreendedor concluíram o primeiro módulo do projeto “Caminhos Profissionais Social Plus”, com a formação de 11 jovens inscritos na primeira turma. O curso, que contou com 60 horas de atividades, teve como objetivo a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. A formatura está marcada para esta segunda-feira, 24, às 14 horas, no Sindilojas, onde ocorreram os encontros de formação.

Segundo o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, a formatura da primeira turma dessa parceria, reedição de um antigo projeto entre as entidades, confirma que a educação é um dos pilares fundamentais do Sindicato. “A gente acredita no poder transformador que a formação tem nas pessoas. Estamos ajudando uma nova geração profissional para que, ali na frente, eles possam ingressar no mercado de trabalho por meio do comércio, fazer carreira e evoluir nesse segmento tão importante para nossa economia.”

LEIA TAMBÉM: Professores de universidades e instituições federais encerram greve

Publicidade

O curso – desenvolvido em cima da pedagogia do comércio – iniciou-se em abril e foi concluído após 15 encontros. Conforme a coordenadora de projetos da ONG Foco Empreendedor, Carina Bublitz, trata-se de uma iniciativa disruptiva e desafiadora.

“O público-alvo, nossos jovens, de costume é alocado em uma escola, e este agora foi ofertado fora da estrutura escolar e em ambiente mais corporativo. Vemos que os que se inscreveram foram realmente firmes em seus propósitos de despertar a consciência empreendedora ou intraempreendedora, e se permitiram mudar hábitos e comportamentos. Um deles foi sair da zona de conforto”, salienta Carina.

LEIA TAMBÉM: Prazo para se inscrever no Vestibular de Inverno da Unisc termina nesta segunda-feira

Publicidade

Ela observa que essa aproximação trouxe desafios que mostram a realidade dos jovens atualmente. “Eles não foram na lógica de querer estar no conforto de suas casas. Ao contrário, aprenderam a fazer gestão do tempo, expor-se e aprender novas habilidades. Com isso, puderam aprimorar seu autoconhecimento e a tomada de decisões, melhorar sua performance e comunicação, fazendo melhores escolhas para sua vida pessoal e profissional”, ressalta a coordenadora.

Formandos

Primeira Turma – curso Caminhos Profissionais Social Plus

  • Arthur Ghael Bienert
  • Christopher Henkes Gonçalves
  • Eduarda Blank Silveira
  • Gabriela Martins Rodrigues
  • Guilherme Rossetto Lopes
  • Joaquim Pereira Arend
  • Kauã Sbruzzi Kühl
  • Nicolas Eduardo Haas Kothe
  • Nicolas Marques da Silva
  • Paula Raissa dos Santos Silva
  • Pedro Leonardo Corre

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.