Geral

ONS descarta necessidade de volta do horário de verão

Novos estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que a aplicação do horário de verão neste ano não vai trazer benefícios para a operação do sistema elétrico nacional. A análise sobre a possibilidade de retomar o mecanismo, extinto em 2019, foi feita a pedido do Ministério de Minas e Energia (MME).

LEIA TAMBÉM: Efeitos do fenômeno La Niña devem caracterizar a primavera neste ano

Apesar do parecer, a decisão sobre a medida caberá ao governo. Os resultados devem ser apresentados oficialmente na próxima reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), colegiado presidido pelo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. O encontro está previsto para a próxima quarta-feira.

Publicidade

Criado com a finalidade de aproveitar o maior período de luz solar na época mais quente do ano, o horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas, e adotado em caráter permanente a partir de 2008. Porém, mudanças nos hábitos do consumidor e avanço da tecnologia teriam reduzido a relevância da economia de energia ao longo dos anos. O novo estudo foi solicitado para entender se houve alteração nesse cenário, tendo em vista o crescimento de investimentos na geração de energia solar por meio de placas fotovoltaicas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.