Onyx e Leite vão disputar o governo do Estado no segundo turno
Foto: Reprodução
O candidato Onyx Lorenzoni (PL) vai disputar o segundo turno das eleições para governador do Rio Grande do Sul com Eduardo Leite (PSDB). O quadro só foi definido com 100% das urnas apuradas, pois a diferença para o terceiro colocado, Edegar Pretto (PT), foi de 2.491 votos.
Onyx garantiu a presença na próxima etapa com tranquilidade, com 37,50% dos votos. Leite teve 26,81% e Pretto alcançou 26,77%.
Gaúcho de Porto Alegre, Onyx Lorenzoni tem 67 anos, é médico veterinário, foi duas vezes deputado estadual no Rio Grande do Sul e está no quinto mandato como deputado federal. Foi ministro da Casa Civil e do Trabalho e Previdência Social. Concorre a governador pela chapa Republicanos/ Patriota/ Pros/ PL. A vice na chapa é a professora Cláudia Jardim, de 40 anos, do mesmo partido.
Eduardo Leite é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas. O tucano de 37 anos estudou também gestão pública na Universidade de Columbia, nos EUA, e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo. Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas. Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul aos 33 anos. O vice na chapa, Gabriel Souza (MDB), tem 38 anos, foi eleito deputado estadual em 2014 e 2018.
Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.