Na manhã desta segunda-feira, 9, o Ministério Público realiza uma operação para combater grupos de criminosos que comandavam o tráfico de drogas de dentro de presídios do Rio Grande do Sul. Com o auxílio da Brigada Militar e do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate), são cumpridos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão nos municípios de Campo Bom, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), conforme o G1.
Foi a partir de outra operação feita em 2014 que se descobriu a ação de detentos da Pasc e do Presídio Central de Porto Alegre que ordenavam, além da distribuição de drogas, execuções de desafetos para conquistar territórios no tráfico. Segundo o promotor Ricardo Herbstrith, eles utilizavam smartphones e atuavam nos núcleos que desejavam. Ainda de acordo com o MP, os investigados pertencem a uma facção.
Durante a investigação, 30 pessoas foram presas e houve a apreensão de 31 quilos de crack, 32 quilos de maconha, cinco quilos de cocaína, três veículos clonados, um fuzil, dez pistolas, duas espingardas, uma submetralhadora e três coletes.
Publicidade
This website uses cookies.