Polícia

Operação da PF de Santa Cruz mira grupo que usava IA para produzir falsos nudes de parlamentares

A Polícia Federal de Santa Cruz do Sul deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 19, a Operação Rosa Branca, com o objetivo de investigar a prática dos crimes de apologia ao nazismo, racismo e exposição indevida da intimidade sexual de parlamentares federais. Durante a deflagração, policiais federais executaram dois mandados de busca e apreensão e um mandado de busca pessoal na cidade de Lajeado.

As medidas judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul. O inquérito policial teve início a partir de procedimento instaurado pela Polícia Legislativa do Senado Federal, que indicava supostas postagens indevidas em redes sociais.

LEIA TAMBÉM: Pedidos por mensagem e entregas flexíveis: saiba como atuava esquema de delivery de drogas em Santa Cruz

Publicidade

As investigações revelaram que os investigados usavam inteligência artificial para produzir imagens de “deepnude” de parlamentares federais. Além disso, o perfil dos investigados nas redes sociais apresenta simbologia representativa de “superioridade” racial, alusão ao nazismo e diversas postagens de cunho racista.

Os investigados poderão responder por crimes de preconceito de raça ou cor e de exposição indevida da intimidade sexual.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.