Na manhã desta sexta-feira, 30, foi deflagrada operação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Penal de Venâncio Aires. Houve o cumprimento de três ordens judiciais de busca e apreensão – duas no município de Taquari e uma em Venâncio Aires, dentro da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).
A ação decorre de investigação em andamento que apura um esquema recorrente de ingresso de celulares dentro da unidade prisional, supostamente para manutenção de conexões externas por parte de organizações criminosas.
LEIA TAMBÉM: Dupla é presa por tráfico de drogas no Bairro Pedreira
Publicidade
A apuração teve início em 7 de abril, quando um agente penitenciário foi flagrado com seis aparelhos celulares e conduzido pela própria direção da Peva à Delegacia de Polícia. Desde então, diversas diligências vêm sendo realizadas para aprofundar a análise dos fatos.
As ordens cumpridas nesta sexta-feira têm por objetivo coletar novos elementos probatórios para a formalização das condutas em investigação. Até o momento, os crimes apurados são favorecimento real e associação criminosa, sem prejuízo de posterior responsabilização por outras infrações eventualmente constatadas.
LEIA TAMBÉM: Trio é preso após furtar fios elétricos no Bairro Avenida
Publicidade
O delegado Guilherme Dill, responsável pela investigação, reforçou que a Polícia Civil busca manter uma atuação conjunta com as demais instituições de segurança, “sempre com o intuito de formalizar melhor as investigações e se tornar uma mão amiga também no combate a crimes funcionais.” A operação reforça a integração entre Polícia Civil, Polícia Penal e a Corregedoria, que têm atuado com comprometimento e seriedade na repressão a práticas ilegais dentro do sistema prisional.
Publicidade
This website uses cookies.