Foto: Ascom CBMRS
A partir desta segunda-feira, 1º, veranistas e turistas no Rio Grande do Sul contarão com a proteção de guarda-vidas, no Litoral Norte e Sul, além dos balneários de água doce do Estado. Instituída por decreto estadual, a Operação Verão Total 2025/2026 terá a atuação de 930 servidores em grupos formados por civis, bombeiros e policiais militares.
A ação tem como objetivo reforçar a segurança dos banhistas durante a temporada, marcada pelo aumento do fluxo de veranistas após o encerramento do ano letivo e a proximidade das festas de fim de ano.
LEIA TAMBÉM: Fenachim 40 anos terá shows de César Menotti & Fabiano, Hungria e DJ Petroski e Menos é Mais
Publicidade
No Vale do Rio Pardo, os guarda-vidas estarão atuando na Praia dos Ingazeiros, tradicional ponto de banho no Rio Jacuí, em Rio Pardo. Sob responsabilidade do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, a guarita funcionará de quarta-feira a domingo, das 9 horas ao meio-dia e das 13h30 às 18h30.
Nesta temporada, todas as praias do Litoral Norte e quatro no Cassino e São José do Norte, no Litoral Sul, contarão também com o reforço de motos aquáticas e quadriciclos, permitindo aos guarda-vidas a mobilidade e a capacidade de leitura constante sobre o movimento dos banhistas e a identificação de locais de maior risco.
LEIA TAMBÉM: Receita da Sorte distribuirá prêmios maiores e em quantidade ampliada para celebrar o Natal
Publicidade
Na semana passada, foi realizada a formatura de 72 novos guarda-vidas civis temporários. Durante o curso, os profissionais foram capacitados para o atendimento pré-hospitalar em ambiente aquático, procedimentos operacionais, técnicas de salvamento e resgate aquático, graus de afogamento, condicionamento físico específico, natação utilitária e prevenção ao afogamento.
Além deles, outros 216 guarda-vidas civis que já atuaram em temporadas anteriores foram recertificados. Também serão integrados à força-tarefa bombeiros militares e policiais militares, os quais receberam treinamento para atuar na função.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Megarace reúne mais de mil competidores no Parque de Eventos, em Santa Cruz
Publicidade
As equipes de salvamento estarão atentas a locais como áreas de mar aberto, regiões próximas a desembocaduras, barras e canais. Para isso, houve um planejamento detalhado para ampliar as estratégias de prevenção, sinalização e orientação ao público.
A distribuição do efetivo em cada praia e balneário leva em conta o número de banhistas, o fluxo do público, o histórico de ocorrências e a densidade demográfica da área, garantindo um emprego mais eficiente e seguro dos recursos disponíveis.
Na temporada passada, foram registrados 904 salvamentos, sendo 769 no Litoral Norte, 59 no Litoral Sul e 76 em águas internas. Para reduzir tais números, os guarda-vidas reforçam recomendações essenciais:
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.