Jader Duarte, Cristiano Marconatto e Guilherme Dill: ações foram intensificadas | Foto: Tiago Garcia
Uma série de operações desencadeadas ao longo do ano contribuiu para tirar de circulação alguns dos principais nomes ligados à criminalidade em Santa Cruz do Sul e região. Números divulgados nessa sexta-feira, 28, apontam que a Polícia Civil efetuou 603 prisões nos últimos meses. A Brigada Militar, por sua vez, confirmou 23 ações policiais em conjunto entre maio e novembro que resultaram na prisão de 30 pessoas por cumprimento de mandado ou em flagrante.
O balanço do trabalho foi apresentado em coletiva de imprensa na 16ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Cruz do Sul. Durante a entrevista, representantes das duas forças de segurança apontaram algumas operações que tiveram maior repercussão, especialmente diante das características dos crimes praticados.
LEIA TAMBÉM: Celular furtado dentro de boate em Santa Cruz é recuperado pela Polícia Civil
Publicidade
Entre elas está a descoberta de um imóvel que funcionava como bunker do tráfico comandado por uma facção no Bairro Bom Jesus. A chamada Operação Colosso resultou no cumprimento de dez mandados de busca e apreensão, cinco prisões temporárias, dez bloqueios de contas bancárias e a demolição do imóvel construído ilegalmente.
Participaram 40 policiais civis em dez viaturas, 24 policiais militares, em oito viaturas, além do helicóptero da BM. Cinco pessoas foram presas, duas delas em flagrante por tráfico de drogas, duas em flagrante por colaborar como informante e um preso de forma temporária. Também houve a apreensão de porções de cocaína fracionada para venda, metanfetamina, crack, material para embalar as drogas e anotações do tráfico.
LEIA MAIS: Operação Fortaleza derruba “bunker” do tráfico no Bom Jesus
Publicidade
Na região Centro-Serra, o trabalho de repressão também foi intensificado, com ofensivas para localizar e prender integrantes de uma facção. Já em Venâncio Aires, foram desenvolvidas ofensivas em busca de suspeitos por furtos, receptação e tráfico de drogas.
Esses casos ajudam a demonstrar como as autoridades estão atentas à movimentação dos criminosos e revelam a importância da atuação integrada. A avaliação é do delegado regional, Jader Duarte, que aponta os reflexos para a sociedade de um modo geral.
“Tivemos aumento no número de prisões em comparação com outros anos. É um trabalho realizado diretamente nas ações e indiretamente com troca de informações. Essa união tem refletido na diminuição da criminalidade”, frisou Duarte.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil prende autor de furtos em sequência em supermercados de Santa Cruz
O delegado Guilherme Dill, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz e Delegacia de Polícia de Venâncio Aires, reforçou o trabalho integrado entre os órgãos. “Após a ação que realizamos em conjunto no Bom Jesus, o tráfico de drogas diminuiu em 80% naquela região. A população já circula com mais tranqulidade”, disse.
Dill destacou o apoio da Guarda Municipal e elogiou a agilidade do Poder Judiciário e Ministério Público no envio de mandados e decisões judiciais. “Que essa engrenagem entre todos continue funcionando e teremos resultados ainda melhores”, frisou.
Publicidade
O comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), Cristiano Marconatto, salientou que o trabalho das polícias é resultado de um esforço mútuo. “Os nossos indicadores de criminalidade estão abaixo em comparação com 2024, nos municípios de nossa área de abrangência, e ainda temos o mês de dezembro pela frente”, disse.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil prende foragido no Bairro Santa Vitória
O comandante confirmou que Santa Cruz teve 12 homicídios neste ano, sete casos a menos que em 2024. “Estamos trabalhando para que o ano termine dentro desse patamar. Santa Cruz do Sul está entre os dez municípios mais seguros do Estado”, salientou.
Publicidade
Sobre as operações, Marconatto ressaltou que Brigada e Polícia Civil conseguiram combater o tráfico de drogas no Bairro Santa Vitória, área que estava dominada pelos criminosos. “Realizamos quatro intervenções e hoje conseguimos retomar uma situação de normalidade.” Com relação à ação no Bom Jesus que desarticulou um bunker, o comandante destacou a sua importância.
“Derrubamos uma fortaleza do tráfico. Aquele lugar não voltou mais a ser mais usado. Hoje não temos nenhum lugar de Santa Cruz que Brigada Militar e Polícia Civil não entrem ou que seja dominado pelo tráfico.” O oficial confirmou que os índices completos de criminalidade do ano serão divulgados depois que forem inseridos os dados de dezembro.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.