Os líderes das bancadas do PT, PCdoB e PSol na Assembleia Legislativa do Estado devem entregar nesta terça-feira, 8, ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ/RS), desembargador José Aquino Flôres de Camargo, uma solicitação formal para ter acesso ao extrato da conta dos depósitos judiciais do Estado. O objetivo, segundo a reportagem do Correio do Povo, é provar que o governo dispunha no dia 31 de agosto de R$ 270 milhões. O valor poderia ter sido usado para pagar o salário integral dos servidores.
Segundo o deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT, após a confirmação da existência do valor, o próximo passo será encaminhar a informação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público de Contas (MPC). A partir daí, caberá aos órgãos cobrar informações do executivo a respeito da decisão de não utilizar os valores dos depósitos para cumprir compromissos constitucionais.
Durante o mês de agosto, o TCE e o MPC já cobraram diferentes esclarecimentos ao governo. Um dos objetivos é apurar que medidas emergenciais e estruturais poderiam ter sido adotadas para evitar o agravamento da crise. Já os representantes dos servidores vêm cobrando explicações relacionadas as nomeações de 1.619 cargos em comissão entre 15 de maio e 20 de agosto.
Publicidade
This website uses cookies.