ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Os Free Workers

Até quando vamos continuar com medo de perder o emprego, confinados em trabalhos que nos sustentam, mas nos deixam infelizes? Dos brasileiros, 72% são infelizes no trabalho. A maioria dos profissionais sabe que mudanças profundas acontecerão e ainda assim, muitos continuam afogados em suas tarefas diárias, apegados a um emprego que não os atende, ao invés de escolher o que querem viver de verdade.

Nos modelos sociais atuais nos acostumamos a responsabilizar as instituições pela manutenção das nossas vidas pessoais e profissionais. No mundo contemporâneo, o empoderamento da diversidade, a busca pela autenticidade e a exigência de adultos bem construídos parecem ganhar forma cada vez mais rápido. Que tal se amadurecêssemos como espécie, e cada adulto se responsabilizasse pelo que faz e pelo que cria, incluindo a própria vida e a carreira? Por que precisamos de governos decidindo nosso futuro, de empresas decidindo nosso caminho profissional?

ads6 Advertising

Publicidade

A Gig Economy já movimenta nosso mundo e os trabalhadores livres, que chamo de Free Workers, já são uma realidade. A saída em massa do mundo corporativo e a negativa dos jovens a participarem do tradicional formato de empresa propõem à sociedade novos formatos. Um deles é a liberdade para que cada profissional possa escolher onde e com o que deseja trabalhar, e ainda ter a opção de trabalhar em mais de um projeto ao mesmo tempo. Não precisamos mais de uma identificação única ou um sobrenome corporativo. Eu mesma tenho hoje cinco trabalhos simultâneos e sou feliz e eficaz nos cinco.

A liberdade exige responsabilidadee comportamento adulto. O Free Worker precisa ter sua identidade muito clara para que possa fazer boas escolhas para si mesmo e à rede com a qual trabalha. Precisa de um bom posicionamento profissional, coragem para apostar, acertar e errar, disposição para corrigir a rota o tempo todo e de maturidade para não manchar sua marca.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta