ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Os primeiros médicos

Coluna publicada em 5 de dezembro de 2011

Na semana em que Santa Cruz do Sul comemora a formatura da primeira turma de médicos da Unisc, a coluna lembra a chegada dos pioneiros desta área. Nos primeiros anos de colonização, o atendimento à saúde era precário.

ads6 Advertising

Publicidade

Em novembro do ano seguinte, enviou correspondência à presidência da Província reforçando o pedido. No documento, informa que os colonos estavam sendo atendidos pelo doutor Antônio Ferreira de Andrade Neves que, esporadicamente, vinha de Rio Pardo. Este, possivelmente, foi o primeiro médico a pisar nesta terra. Neves nasceu em Rio Pardo em 1808 e lá faleceu em 1890. Formou-se em Paris, em 1838. Era uma pessoa muito estimada e, mesmo velho e cego, atendia os doentes.

Conforme o livro de João Bittencourt de Menezes, o primeiro médico a residir em Santa Cruz foi Júlio Laun, em 1859. Sobre ele, no entanto, não há maiores informações. Em 1881, já existe o registro de atuação do médico Otto Wülff que era encarregado da vacinação contra a varíola.

ads7 Advertising

Publicidade

Em fevereiro de 1892, o médico João Weiss e autorizado a realizar campanha de vacinação contra a varíola na Villa Theresa (hoje Vera Cruz). De 1894 a 1907, atuou na cidade o médico Guilherme Müller, que atendia em uma casa de saúde improvisada, com sete leitos, mantida pelos padres jesuítas.

O tratamento à saúde entra em nova fase em 1908, quando as irmãs Franciscanas inauguram o Hospital Santa Cruz. Já em 1913, Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand torna-se o primeiro santa-cruzense a se formar em Medicina pela Ufrgs.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta