Categories: Esportes

Oscar Pistorius deve ganhar liberdade condicional em agosto

Condenado a cinco anos de prisão pelo assassinato de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, o atleta olímpico Oscar Pistorius deve deixar o regime fechado nos próximos meses. Nesta segunda-feira, 8, veio a público a informação de que ele pode ganhar liberdade condicional no dia 21 de agosto, devido ao “bom comportamento” que vem tendo nos últimos dez meses. O departamento de serviços correcionais da África do Sul teria recomendado a decisão. De acordo com as leis sul-africanas, uma pessoa presa por um crime pode ser transferida para um regime prisional mais brando (como a liberdade condicional) após cumprir um sexto de sua pena.

Zach Modise, comissário do departamento de serviços correcionais, confirmou a avaliação do comportamento de Pistorius. “Ele tem se comportado muito bem, não tem nos dado nenhum problema”, disse Modise. À agência de notícias Reuters, um familiar de Pistorius, que não quis se identificar, confirmou que o atleta deve ser liberado no final de agosto.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a Suprema Corte da África do Sul anunciou que julgará em novembro deste ano a apelação da acusação à pena de Pistorius. O atleta foi condenado por homicídio culposo (quando não há a intenção de matar), mas a promotoria buscava a condenação por homicídio doloso.

Publicidade

Relembre o caso

O atleta foi condenado por matar em sua casa de Pretória a namorada, que foi atingida por quatro tiros através da porta do banheiro no qual estava trancada. O atleta alegou durante todo o processo (que durou sete meses) que acreditava que um ladrão estava no banheiro.

O Comitê Paraolímpico Internacional baniu Pistorius pelo tempo de sua sentença. Sendo assim, ele não poderá participar das Olimpíadas do Rio, em 2016. Em 2012, em Londres, Pistorius tornou-se o primeiro atleta amputado a competir em Jogos Olímpicos, ao disputar os 400 metros rasos.

Publicidade

 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.