ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Outubro deste ano foi o segundo mais chuvoso da história de Santa Cruz

ads3

ads4

Quem acreditou que esse mês de outubro quebrou recordes de chuva e de calor, não está errado. No comparativo com outubro de outros anos, o mês que encerrou nessa quinta-feira, 31, foi o segundo outubro mais chuvoso de Santa Cruz do Sul.

O registro dos dados de chuva no município teve início em 1914, pelo Serviço de Meteorologia do Ministério da Agricultura, e encerrou em 1968. As informações passaram a ser catalogadas pela Estação Meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2004 e seguem até os dias atuais.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Água invade pátios e bloqueia ruas em Santa Cruz

“Este mês, neste ano, não teve nenhuma chuva com intensidade excepcional, mas foram muitos dias de chuva”, explicou o professor. Em apenas um dia, conforme Hoppe, houve registro de 68 milímetros de chuva no município. “O período de mais intensidade é geralmente na primeira semana no mês, no início da Oktoberfest, mas o mês todo tende a ser chuvoso”.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Moradores do interior estão sem luz há três dias e precisam improvisar

Recorde de temperatura

O mês também quebrou recorde de temperatura máxima, em comparação com o mesmo período dos anos em que se tem registro. Conforme Hoppe, o dia 12 de outubro teve máxima de 39 graus, às 15 horas. “Essa máxima nunca havia sido registrada em outubro”, comentou. As noites também estão mais quentes, segundo o professor.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta