ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Padre usa torre com alto-falantes para a transmissão da missa

ads3

Padre Carlos e sua equipe de animação da missa da torre conquistaram a simpatia de cristãos de outras denominações

ads4

Quando a tarde de sábado chega, todo mundo em Mato Leitão sabe que logo às 18 horas é hora de rezar no município. Do alto dos 30 metros da torre da igreja Santa Inês, quatro potentes alto-falantes reproduzem a missa, celebrada no interior do templo.

A alternativa usada desde o mês de março, quando a pandemia do novo coronavírus impediu a realização de celebrações, caiu no gosto de fiéis e cristãos de diferentes religiões. O pároco da Santa Inês, Carlos André Mueller, foi quem teve a ideia de utilizar o sistema de som, adquirido pela comunidade na década de 1970.

ads6 Advertising

Publicidade

Padre Carlos conta que uma pessoa fica com o celular na mão e quando o volume não está de acordo, o povo manda mensagem. “Às vezes pedem para aumentar o volume. Como o templo é muito grande e a torre fica destacada da edificação, nem sempre a gente acompanha o som.”

A cidade para ao ouvir a missa. Pontualmente às 17h30 os sinos anunciam que a celebração inicia em meia hora. Às 18 horas, começam os cânticos – geralmente dois – para introduzir a celebração. O pároco teve que fazer um ajuste no rito eucarístico. Padre Carlos diz que não transmite tudo que acontece no altar.

ads7 Advertising

Publicidade

Aprovação de diferentes cristãos

Tempo de 1,2 mil metros quadrados foi construído nos anos 1960. Torre tem 30 metros | Crédito: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens/GS

Além da audiência dos católicos, padre Carlos e sua equipe de animação da missa da torre conquistaram a simpatia de cristãos de outras denominações. Evangélicos luteranos e pentecostais aprovaram a mensagem que ecoa pelas ruas da cidade. “Fizemos uma pesquisa para saber se a comunidade aprovava o uso do som. Todos avaliam como positiva esta nossa ação”, diz o pároco.

ads8 Advertising

Publicidade

Por enquanto, com a restrição de público na igreja, assim como os cuidados especiais com as populações de risco, a missa da torre seguirá sendo transmitida pelo som da igreja. “O evangelho, ou seja, a palavra de Deus é para todos, por isso estamos usando o som na transmissão das missas”, justifica.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta