Palestra ocorreu terça-feira e trouxe o relato inspirador da empresa santa-cruzense
A edição de agosto do Café Empresarial, promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, trouxe a história da LKC Transportes. Os diretores Alaor Canêz e Cristiano Canêz foram os painelistas do encontro realizado terça-feira, 29, com a mediação do presidente da entidade, César Cechinato, e transmissão simultânea pelas plataformas do Facebook e YouTube da ACI. Os dois falaram sobre os 30 anos da transportadora, bem como das ações de caráter sustentável e socioambiental adotadas com foco na qualidade.
LEIA TAMBÉM: LKC Transportes completa 30 anos com atuação em todo o território nacional
Nascido no interior de Canguçu, Alaor Canêz é o sexto filho de uma família de 12 irmãos. Aos 9 anos foi morar com uma tia em Porto Alegre para estudar. Ela trabalhava em uma empresa de transportes, e ali nasceu o gosto do empreendedor por esse ramo. Muitas vezes, ia para o trabalho com ela e convivia com o dia a dia do negócio. “Isso era nos anos 50, e não tínhamos nada da tecnologia que o setor tem hoje”, recorda. Na adolescência, passou a trabalhar em empresas de transportes, adquirindo experiência. Mais tarde, foi contratado por uma grande transportadora, pioneira em agências no País, o que ampliou seus conhecimentos. Na época, viajou para todo o Brasil e morou em diversas cidades.
Publicidade
Já casado e com três filhos pequenos, decidiu residir em Santa Cruz, atendendo ao apelo da esposa, que é natural da cidade. A ideia era criar os filhos perto da família e estabelecer laços de convivência com o local. Deixou a antiga empresa e veio para o município abrir uma agência de transportes de outra organização do setor. Nascia ali o empresário. No entanto, o negócio não prosperou.
“Fiz a escolha errada da empresa”, contou. Do aprendizado com o “erro” surgiu o desejo de abrir a própria empresa, no início da década de 1990: LKC Transportes. O nome é uma homenagem aos filhos – L (Luciana), K (Kelly) e C (Cristiano). Hoje, além de Cristiano, a irmã, Kelly, e a mãe, Nelly, também atuam no empreendimento.
LEIA TAMBÉM: LKC Transportes foi premiada na categoria Transportes no Baile dos Destaques Gazeta-Rotary
Publicidade
“Sem dinheiro, sem crédito e sem estrutura.” Foi assim que o patriarca da família fundou a empresa, segundo o filho Cristiano Canêz, hoje à frente da direção da LKC junto com Alaor. Com um caminhão emprestado e usando a própria casa como depósito, a empresa deu os primeiros passos, atuando só como franquia. Vizinhos e amigos eram os funcionários. Um ano depois, compraram o primeiro caminhão, usado.
“O amor pelo que se faz é a grande diferença para o sucesso no mundo dos negócios”, ensina Cristiano. Foi com essa convicção que a LKC cresceu e em 1997 mudou-se para um prédio alugado de 250 metros quadrados, próximo à Rodoviária. A empresa atendia todo o Vale do Taquari. Em 1999, comprou o primeiro caminhão novo. Passo a passo, o negócio se consolidava e expandia sua atuação.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
This website uses cookies.