ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Paixão e Morte de Cristo acontece em dois momentos em Candelária

ads3

ads4

O Morro Botucaraí novamente será testemunha da encenação da Paixão e Morte de Cristo. O grupo de teatro Cara & Cora’Agem apresenta a peça a partir das 10 horas desta Sexta-feira Santa, 19, em estrutura preparada aos pés do chamado cerro santo. Durante a noite, novamente o espetáculo será apresentado na Rua Coberta, no Centro de Candelária, às 20 horas. Conforme a chefe do Núcleo de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Esporte, Alice Cardoso, a atração é gratuita e promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, com o apoio das secretarias de Agricultura e de Transportes, Obras Públicas e Trânsito.

O roteiro da encenação pascal foi escrito pela atriz e diretora do grupo Cara & Cora’Agem, Lilian Schünke. “A cada ano é um grande desafio para nós, pois temos que contar os fatos relevantes da história dos últimos anos de Cristo na terra obedecendo a uma certa estrutura, ordem de fatos que acontecem de forma linear, temporal”, explica. Para que a apresentação não se torne massante, destaca que é preciso usar da criatividade, dentro das condições existentes, para fazer algo novo e apresentar um fator surpresa ao público. “Isso exige bastante preparo, leitura de livros e outras literaturas de apoio para enriquecer o roteiros.”

ads6 Advertising
A Paixão de Cristo: espetáculo de devoção e fé em Rio Pardo

Publicidade

Segundo Lilian, os ensaios na sede do Sindicato dos Trabalhadores começaram na terceira semana de março e são realizados sempre nos domingos à tardinha, devido ao grupo ser composto por voluntários. “Nas últimas semanas temos feito encontros extras para dar conta de costurar e arredondar as cenas.” Para a dramatização deste ano, um total de 40 participantes se dedica aos ensaios, sendo 24 integrantes do grupo teatral e os demais pessoas da comunidade candelariense. Novamente, o papel de Jesus Cristo ficou sob responsabilidade do ator Augusto Beber. Já Maria, mãe de Jesus de Nazaré, será interpretada pela própria Lilian.

Gostinho de quero mais

Um novo toque no roteiro da Paixão e Morte de Cristo promete dar um gostinho de quero mais a quem for prestigiar o espetáculo. “Além de alguns figurinos novas, as pessoas poderão ver a história sendo contada sob o viés de um dos amigos mais próximos de Jesus, Lázaro de Betânia”, conta a diretora do grupo Cara & Cora’Agem, Lilian Schünke. Essa personagem será interpretado por dois atores: Elias Gonçalves na narração e Renan de Oliveira na interpretação das cenas. A atriz ressalta que a mensagem da encenação vai além de qualquer credo religioso. “Está muito mais ligada à religiosidade dentro de cada um. Que possamos nesta semana tirar um tempinho e refletirmos sobre a necessidade de resignificarmos os valores, como caridade, bondade, tolerância, paciência e amor”, destaca.

O morro santo

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta