Esportes

Palestras em Santa Cruz reforçam a importância do profissional de Educação Física

O Dia do Profissional de Educação Física, celebrado nessa segunda-feira, 1º de setembro, teve uma programação especial em Santa Cruz do Sul. Um ciclo de palestras no Coworking Cultural destacou a importância da categoria na promoção da qualidade de vida e para o esporte. Promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o evento reuniu profissionais que palestraram sobre desempenho esportivo, basquete, futebol e mercado de trabalho. 

O secretário de Esporte e Lazer, Daiton Mergen, disse que o objetivo foi prestar reconhecimento aos profissionais e promover discussões sobre o futuro do esporte no município. “É gratificante poder valorizar quem já fez muito pelo esporte em Santa Cruz do Sul”, afirmou. 

LEIA TAMBÉM: Palestra em Rio Pardo fala sobre a identidade gaúcha nesta terça

Publicidade

Na oportunidade, também foi anunciado que, em novembro, dez profissionais da área vão oferecer capacitações para estagiários, monitores e professores da rede pública municipal e estadual em diferentes modalidades, como futsal, futebol, handebol e basquete. Segundo Mergen, o trabalho será voltado especialmente a estagiários e monitores. O objetivo é qualificá-los para ministrar aulas a mais de 800 crianças que participam de projetos em Santa Cruz.

Data também foi marcada por homenagens

O evento contou ainda com homenagens a três profissionais da Educação Física: Eleno Hausmann, Oli Jurandir Limberger e Paulo Rocha. Eles receberam placas como um agradecimento pelos serviços prestados ao município.

LEIA TAMBÉM: Sérgio Moraes entrega convite para Eduardo Leite prestigiar reinauguração do Autódromo

Publicidade

Aos 60 anos, Eleno Hausmann atua como educador físico e treinador no Colégio Mauá. Possui uma carreira extensa no basquete, além de já ter acompanhado diversas edições dos Jogos Olímpicos. Ele também é apresentador do programa Grande Resenha, que vai ao ar todas as segundas-feiras das 20 às 22 horas na Rádio Gazeta FM 107,9. Eleno se disse orgulhoso por ter sido reconhecido e pretende continuar contribuindo para o município. “Espero sempre retribuir ao máximo com meus conhecimentos adquiridos em viagens e participações em jogos olímpicos”, disse. 

Referência no atletismo, Oli Jurandir Limberger, 69 anos, possui um currículo extenso na área esportiva. Hoje aposentado, trilhou uma trajetória bastante reconhecida. Para ele, nada mais justo homenagear algumas pessoas, principalmente pelo trabalho realizado fora do expediente. “Creio que deixamos um legado pequeno, mas importante, para a comunidade”, afirmou, referindo-se aos demais homenageados.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova Semana da Agricultura Familiar em Santa Cruz

Publicidade

Há 40 anos, Paulo Rocha, 63, dedica-se ao Departamento de Esportes da Prefeitura de Santa Cruz. Ele ingressou como estagiário, tendo sido incentivado por Fernando Vilela, falecido em janeiro do ano passado. Hoje, como professor, Paulo se inspira em outros nomes do esporte no dia a dia. “Procuro sempre transmitir seriedade, comprometimento e disciplina”, afirmou. 

A entrega da homenagem foi feita pelo seu filho, que hoje segue os passos do pai e cursa Educação Física. Rocha descreveu o momento como emocionante. “Fico contente por ter conseguido transmitir esse aprendizado para a maioria dos estagiários e também para meu filho. É um orgulho que carrego.”

Reconhecimento: Daiton Mergen (ao centro) com os homenageados, Paulo, Oli e Eleno

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.