Categories: Esportes

Palmeiras vence o Santos nos pênaltis e conquista o tri da Copa do Brasil

O Palmeiras está na Copa Libertadores da América de 2016. Em uma final emocionante, a equipe venceu o Santos por 4 a 3 nos pênaltis e se sagrou tricampeão da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira, 2, no Allianz Parque, em São Paulo. No tempo normal, o Verdão fez 2 a 1, depois de ter perdido o primeiro duelo por 1 a 0 na semana passada, na Vila Belmiro. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Fernando Prass, autor do gol que garantiu o título do time alviverde, que já havia conquistado o torneio nacional em 1998 e 2012.

O Palmeiras precisou de apenas 11 segundos para criar a primeira oportunidade. Na saída de bola, Gabriel Jesus avançou em velocidade e finalizou forte. Bem posicionado, Vanderlei salvou com os pés, evitando o primeiro gol dos donos da casa. O Santos respondeu aos 7 minutos e também quase abriu o placar. Pela direita, Marquinhos Gabriel bateu, Fernando Prass defendeu e, no rebote, Victor Ferraz chutou na trave.

O duelo era bastante movimentado e com as duas equipes cedendo espaços, principalmente pelas laterais. Aos 20 minutos, Dudu recebeu, girou sobre a marcação, mas mandou longe da meta de Vanderlei. Aos 27, Dorival Júnior precisou fazer a primeira mudança no Peixe.Com uma lesão na virilha, o zagueiro David Braz foi substituiído por Werley. Logo em seguida, o Palmeiras teve outra boa chance para largar em frente. Pela direita, Robinho cruzou, Lucas Barrios deviou de cabeça e o arqueiro santista fez uma defesaça. O Verdão era melhor no confronto e controlava as ações, enquanto os visitantes praticamente não tinham poderio ofensivo.

Publicidade

Aos 40, foi a vez de o time de Marcelo Oliveira sofrer uma baixa. Gabriel Jesus voltou a sentir dores no ombro esquerdo – o mesmo problema apresentado no primeiro jogo – e deu lugar a Rafael Marques. O garoto saiu chorando muito na saída de campo. O Santos tentou chegar com Werley aos 41 minutos, que arrematou com perigo, perto do ângulo esquerdo de Fernando Prass. “Não queria sair. Forcei, forcei, mas infelizmente senti dor. Na hora que caí, voltou a dor. Infelizmente, não pude ajudar. Queria tanto fazer o gol, mas, infelizmente, o goleiro salvou”, lamentou Gabriel Jesus, após o final do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Palmeiras largou na frente aos 11 minutos após uma boa triangulação. Lucas Barrios fez o pivô e deu passe para Robinho na área. O meio-campista encontrou Dudu, livre e em condição legal, que apenas tocou para o fundo da rede – 1 a 0. Aos 39, outro gol. Robinho cobrou falta em jogada ensaiada, e Vitor Hugo desviou de cabeça para o meio da área. A bola passou por três defensores do Santos e sobrou para Dudu fazer 2 a 0.

O título parecia encaminhado para o Verdão, quando o Peixe diminuiu três minutos mais tarde. Marquinhos Gabriel bateu escanteio, Werley desviou de calcanhar e a bola sobrou livre para Ricardo Oliveira arrematar de canhota, sem chances para Fernando Prass – 2 a 1 e a decisão foi para os pênaltis. Pelo Palmeiras, Zé Roberto, Jackson, Cristaldo e Fernando Prass converteram as cobranças. No Santos, Geuvânio, Lucas Lima e Ricardo Oliveira acertaram, mas o Palmeiras fez 4 a 3 e comemorou o tricampeonato.

Publicidade

COPA DO BRASIL

PALMEIRAS 2 (4) X 1 (3) SANTOS

Data: Quarta-feira – 02 de dezembro

Publicidade

Horário: 22 horas

Local: Allianz Parque – São Paulo

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)

Publicidade

Cartões amarelos: Matheus Sales, João Pedro e Dudu (Palmeiras), Gabriel (Santos)

Gols: Dudu (11 min e 39 min/2ºT), Ricardo Oliveira (42min/2ºT)

Pênaltis: Zé Roberto, Jackson, Cristaldo e Fernando Prass (Palmeiras), Geuvânio, Lucas Lima e Ricardo Oliveira (Santos)

Publicidade

PALMEIRAS: Fernando Prass; João Pedro (Lucas Taylor), Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Matheus Sales, Arouca, Robinho, Dudu e Gabriel Jesus (Rafael Marques); Lucas Barrios (Cristaldo). Técnico: Marcelo Oliveira

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz (Werley) e Zeca; Renato, Thiago Maia (Paulo Ricardo) e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel, Gabriel (Geuvânio) e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior

Roberto Patta

Share
Published by
Roberto Patta

This website uses cookies.