ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Pandemia mudou relações e aproximou as pessoas, mas exige criatividade na rotina

ads3

Atividades simples, como ler um livro para o filho, ajudam a conectar a família | Foto: Pixabay

ads4

A quarentena, mesmo sendo um período difícil, com mudanças da rotina e alterações no trabalho, quando superada, deverá deixar algum aprendizado. Embora relações tenham sido impactadas pelo distanciamento, outras, pela proximidade do confinamento, têm experimentado maior intimidade.

Para os especialistas, o momento é de aprendizado e de romper muitas dinâmicas que estavam automatizadas e que consumiam energia vital em excesso. Serve para abrir espaço para resgatar atividades que, por algum motivo, haviam sido deixadas de lado, como por exemplo almoçar com a família, dedicar mais tempo aos filhos, ler um livro e até mesmo cozinhar um prato diferente.

ads6 Advertising
O novo normal é investir no bem-estar em casa

Publicidade

A terapeuta de Ancoragem, Rosi D’ Portilho, explica que a ocasião deve ser vista como uma oportunidade para reverter a situação e melhorar os relacionamentos. “É preciso encontrar alternativas dentro da própria casa. As pessoas têm que aprender a ver nisso uma oportunidade para se conhecer melhor e conviver com aqueles que estão mais próximos”, afirma.

“Antes os casais saíam para trabalhar e se viam somente à noite; as crianças iam para a escola e quase não conviviam com seus pais porque eram ‘criados pela professora’.” Segundo ela, o tempo em casa deve ser aproveitado com atividades simples e prazerosas.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pandemia tem efeitos também na vida sexual, diz especialista

MEDITAÇÃO

A técnica de meditar, que consiste em ficar em silêncio e buscar sabedoria interior, pode trazer benefícios na busca do autoconhecimento e mais qualidade de vida durante o isolamento social. Um estudo da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, revela que a prática da meditação contribui para a redução do estresse, sintomas depressivos e ansiedade, potencializando o autoconhecimento e a autoestima. Muitas empresas já adotaram o método, como forma de auxiliar os colaboradores a lidar com o estresse da rotina de trabalho.

LEIA MAIS: Como cultivar a saúde mental durante o isolamento

Publicidade

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta