ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Panes no sistema da Corsan deixam famílias sem água por três dias

ads3

André e Manoela, moradores do Loteamento Nova Santa Cruz II, acumularam pilhas de roupas por lavar durante o fim de semana

ads4

Quando o relógio marcou 16 horas na última quinta-feira, 7, as torneiras da casa do empresário André Bruno Bandeira, morador do Loteamento Nova Santa Cruz II, secaram. Até o fim da tarde de ontem – mais de três dias depois –, ele e a esposa Manoela Felten estavam economizando a água da caixa que abastece a pia do banheiro. Na casa, uma montanha de roupas sujas aguardava a volta do abastecimento, aumentando a indignação dos moradores dessa região de Santa Cruz do Sul. Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), vários problemas contribuíram para o desabastecimento que atingiu 18 mil economias no fim de semana.

“Foi a primeira vez que faltou água tantos dias seguidos. Porém, é comum para nós convivermos com o desabastecimento”, afirmou Bandeira. Segundo ele, além do banho, improvisado, o casal precisou gerir a água que a caixa da residência armazena, a partir da pia do banheiro. “Não conseguimos lavar a roupa, que foi se acumulando suja desde a última quinta-feira.”

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Moradores reclamam da falta de água em Santa Cruz


O casal contou que, no início da manhã de domingo, 10, parecia que o fornecimento seria restabelecido. No entanto, a água não havia retornado às torneiras até o fim da tarde. “A gente já entrou em contato com a Corsan, mas ninguém explica o que está acontecendo. Espera-se mais desse serviço prestado aos moradores de Santa Cruz do Sul”, salientou Bandeira.

ads7 Advertising

Publicidade

Também foram disponibilizados dois caminhões-pipa, para o abastecimento emergencial em Linha João Alves. No fim da tarde, o sistema de recalque, responsável por enviar a água para as adutoras, havia sido normalizado.

LEIA MAIS: Problema elétrico deixa pelo menos 12 bairros sem água

ads8 Advertising

Publicidade

– Para fazer o trabalho na Rua João Werlang, segundo o gestor da Corsan, foi necessário desligar parte da rede na quinta-feira. A partir da religação começaram a surgir outros imprevistos, como um vazamento no Loteamento Terra Nova, que só foi percebido no sábado, quando voltou a operar o motor do terceiro recalque da estação de tratamento no Bairro Pedreira.

– O recalque que teve o motor religado no sábado é responsável pelo fornecimento de água para os bairros mais altos de Santa Cruz, como Linha João Alves e Country. O motor foi consertado ainda no sábado, mas voltou a falhar no meio-dia de domingo.

– A segunda parada prejudicou o fornecimento de água nos bairros Higienópolis, Belvedere, Arroio Grande, Ana Nery, Dona Carlota, Santuário, Bom Jesus, Pedreira e Faxinal Menino Deus. A Corsan informou que o segundo conserto no mesmo dispositivo foi encerrado às 14 horas de domingo, sendo iniciado o abastecimento na sequência. A previsão da companhia era de que a normalidade dos serviços fosse alcançada por volta das 19 horas.

Publicidade

LEIA MAIS: Problema em estação de tratamento deixa 12 bairros sem água

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta