ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Para o salário durar o mês inteiro

Uma das mais frequentes queixas, até de pessoas que tem salário ou a renda maior que a média da população, é que o dinheiro não dura o mês inteiro. Muitas vezes, antes ou bem antes de terminar o mês. Chegar ao fim do mês, então,  com  saldo positivo no banco ou com algum dinheiro no bolso é para poucos. Mas, com controle financeiro e algumas mudanças de hábitos, é possível mudar essa situação.

Ao sentir ou perceber  algum problema de saúde, procuramos o médico que vai realizar um diagnóstico para identificar as causas da enfermidade, muitas vezes amparado por uma bateria de exames. Na vida financeira pessoal ou familiar, acontece de  maneira semelhante. Todas as pessoas percebem quando as finanças pessoais ou familiares começam a apresentar  problemas. Com as fontes de renda já não suficientes, os sintomas começam a se manifestar:  falta de dinheiro, contas que ficam pendentes, endividamento, pagamento de juros, etc. Sem falar nos problemas de relacionamento, familiares, no trabalho, com credores, e por aí vai. A partir daí, então, é preciso buscar as causas desses problemas.

ads6 Advertising

Publicidade

Realizado o diagnóstico, o segundo passo muito importante é refletir sobre os sonhos individuais ou familiares que queiram realizar. Sim, porque, como alguém já disse, “uma vida sem sonhos não merece ser vivida”. Identificados os sonhos, um dos quais pode até ser a liquidação das dívidas, pesquisar o quanto cada um custa e em quanto tempo desejam realizá-los. É o momento de estabelecer o quanto vão aportar todo o mês para a realização dos sonhos. Percebe-se que é diferente da maioria das pessoas que preferem realizar seus sonhos imediatamente – a compra de um carro, por exemplo, mas pagam juros sobre financiamentos.

O terceiro passo é preparar um orçamento, observando não mais aquela fórmula tradicional de  Receitas (-) Despesas (=) Sobra ou falta, mas de acordo com a novidade da metodologia da DSOP Educação Financeira: Receitas (-) Sonhos (=) Padrão de vida. Do líquido do salário ou da renda aparta-se, tão logo  creditado na conta, no banco, ou recebido em espécie, os valores destinados para a realização de cada sonho. Mesmo quem esteja endividado e tenha como objetivo ou sonho principal a liquidação das dívidas, deve manter outros sonhos porque ninguém deve viver só para pagar dívidas.

Publicidade

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta