Categories: Esportes

Para técnico do atletismo, Brasil se aproxima da excelência no revezamento

Não tardará o dia em que o Brasil não terá mais como melhorar a passagem de bastão na sua equipe masculina de revezamento 4×100 metros no atletismo. Pelo menos é essa a avaliação de um dos treinadores da equipe, Paulo Servo da Costa, às vésperas do Mundial de Revezamentos, entre sábado e domingo, em Nassau (Bahamas).

“Estamos chegando perto da excelência no que diz respeito à técnica, mas é muito importante que os atletas continuem evoluindo individualmente”, disse o treinador, que trabalha com Vitor Hugo dos Santos, novo recordista sul-americano juvenil e líder do ranking nacional adulto, com 10s29.

Tradicionalmente, o Brasil não tem grandes velocistas (só três atletas na história correram abaixo de 10s10, nenhum na casa de nove segundos), mas vai bem em provas de revezamento graças ao entrosamento. A passagem de bastão prega peças e mesmo equipes formadas por estrelas acostumadas a baixar 10s podem ficar para trás por conta de erros na troca do bastão. “O grupo está entrosado, e tem tudo para fazer bons resultados no Mundial e nas próximas competições. Todo cuidado está sendo tomado porque a temporada será longa até o Mundial de Pequim”, completou o treinador.

Publicidade

De acordo com a CBAt, Bruno Lins, Aldemir Gomes e Jorge Vides, que já ficaram no quarto lugar no Mundial de Revezamentos do ano passado, estão novamente no quarteto. A entidade não informou quem será o quarto brasileiro do time. Estão em Nassau Antonio Cesar Rodrigues, Gustavo Machado dos Santos e Vitor Hugo do Santos.

 

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.