ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Parceria para vacina contra a Covid-19 não foi firmada por Doria no ano passado

ads3

ads4

Vídeo postado no YouTube distorce declarações do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ao apontar que ele teria negociado a vacina contra o novo coronavírus antes do início da pandemia. A verificação foi feita pelos jornais Gazeta do Sul e O Estado de São Paulo e pelo portal Uol, por meio do Projeto Comprova.

Segundo o vídeo, Doria teria “confessado”, durante uma coletiva no último dia 11, que o acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech para testes na produção de vacina contra a Covid-19 começou a ser discutido em agosto de 2019, quando ainda não havia registro da doença. Os primeiros casos do novo coronavírus na China foram registrados em dezembro.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Projeto Comprova inicia terceira fase com 28 veículos de comunicação


No entanto, o conteúdo original mostra que, em nenhum momento, Doria afirmou que a assinatura do acordo ocorreu no ano passado. O governador fez apenas uma referência à Missão China, não relacionada à pandemia da Covid-19, realizada em agosto, quando uma comitiva do Instituto Butantan visitou a sede da Sinovac, entre outros compromissos.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta