Geral

Paredes molhadas e casa úmida? Entenda os efeitos da umidade e quando ela acaba

A umidade tem tomado conta das residências em Santa Cruz e região nos últimos dias. Com isso, as pessoas sempre se perguntam: por que minha casa está tão molhada? A resposta pode estar na umidade, mas envolve muito mais uma questão de temperatura. A umidade é típica de ocorrer após situações de muito frio seguido de calor.

De acordo com a MetSul Meteorologia, tudo passa pela condensação, que ocorre no momento em que o ar mais quente e úmido alcança uma superfície fria. O ar úmido se condensa em superfícies com temperaturas menores, como é o caso de espelhos, azulejos, janelas, paredes e roupas. Os dias de temperatura baixa resfriam os ambientes internos e quando chega a elevação da temperatura, o ar quente que entra em contato com as superfícies resfriadas se condensa.

LEIA TAMBÉM: RSC-287 terá trechos com velocidade limitada a 40 quilômetros por hora

Publicidade

As últimas semanas no Vale do Rio Pardo nos trouxeram bons exemplos desse fenômeno. Após alguns dias em que temperaturas abaixo de 5 graus foram registradas, os termômetros chegaram a marcar em algumas cidades da região máximas que por pouco não alcançaram os 30 graus.

A umidade acaba na medida em que a temperatura dos ambientes internos vai subindo. No momento em que as superfícies vão ficando menos frias, a umidade condensada vai diminuindo.

LEIA TAMBÉM: Mito ou verdade? Desvende as dúvidas que todo mundo tem sobre a gripe

Publicidade

Como diminuir a umidade?

Alguns defendem que deixar a casa aberta para circular o ar é uma das formas de permitir que a temperatura interna suba e as superfícies sequem mais rapidamente. Já outros defendem que deixar a casa fechada é o melhor caminho. Porém, qualquer uma das ações terá o mesmo efeito. Fechar a casa pode retardar a umidade, mas não acaba pelo fato do calor entrar por frestas de portas e janelas.

Uma solução para tentar impedir que a água escorra pelas paredes pode ser aquecer a casa 1 ou 2 graus com um ar-condicionado, por exemplo. Usar um ventilador também pode auxiliar na secagem dos pisos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.