A Páscoa, assim como outras importantes datas religiosas, mantém uma tradição milenar e que têm seus valores espírituais repassados de geração em geração no catolicismo. Contudo, nos últimos tempos, questiona-se o real sentido que este dia tem, tendo em vista o crescente apelo comercial, muito difundido inclusive com a contribuição da mídia e das redes sociais. Preservar a importância da celebração é um dos grandes desafios da Igreja Católica.
Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, em Sobradinho, o padre Gelso Bernardy acredita que o comércio também tem o seu espaço neste período de Semana Santa e de Páscoa. “Não podemos ir contra o desenvolvimento e as empresas são importantes nisso. Mas nao podemos deslocar o sentido verdadeiro da Páscoa. O povo não deve desmerecer ela em seu sentido real”, posiciona-se, ressaltando, portanto, que é importante a conscientização.
Para Bernardy, a Páscoa continua sendo extremamente importante para o povo cristão, que sempre vai renovando a sua fé em Deus e continua sendo uma celebração atual. “É uma expressão, um sinal do amor que temos por Jesus Cristo. Começa com a Quaresma, os 40 dias de preparação para a Páscoa. Aí entramos nessa semana especial, que é a Semana Santa, onde participamos dos últimos passos de Jesus, percebendo uma entrega radical dele”.
Publicidade
A Semana Santa, conforme o padre, segue tendo uma participação muito grande, mesmo com o crescente consumismo e individualismo nas famílias, o que, na sua visão, acomodou o povo cristao, deixando-o mais distante da Igreja. “Temos um voltar para a Igreja muito forte nesta semana, que culmina na Páscoa”. Ele ainda lembra que, nos dias de hoje tornou-se um desafio evangelizar. Para isso, é necessário aproveitar o poder e o alcance das novas tecnologias.
This website uses cookies.