ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Patram confirma que população de animais silvestres cresceu na região

ads3

Sem predadores e com perda de habitat, animais silvestres migram para propriedades

ads4

A Gazeta do Sul conheceu na terça-feira, 21, uma família de Linha Costa do Rio, interior de Candelária, que tem sofrido com perdas nas lavouras há cerca de uma década devido ao ataque de animais, como capivaras. Contudo, esse problema não é exclusividade daquele lugar. Segundo a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), há registros do tipo em toda a extensão do Vale do Rio Pardo e também no Vale do Rio Jacuí.

De acordo com o sargento Roberto Moraes, do 2º Grupo de Polícia Ambiental da BM, de Cachoeira do Sul, que responde ao 2º Pelotão Ambiental de Rio Pardo, quatro animais aparecem na maioria das ocorrências: jacaré, tatu, capivara e javali. Mesmo sem um estudo que aponte em estatísticas o crescimento populacional das espécies, Moraes afirmou que há um aumento significativo desses animais, motivado pela falta de predadores.

ads6 Advertising
Capivaras atacam lavouras de milho no interior de Candelária

Publicidade

“A caça é proibida no Rio Grande do Sul. Apenas é permitida a ao javali, considerado uma praga anos atrás, como forma de controle. Contudo, quem pratica a caça deve seguir uma série de normas, como ter armamento licenciado, permissão do Ibama para o abate e análise de um veterinário no sangue do animal, para verificar se o bicho não está contaminado com algum vírus”, explicou.

Moraes ainda reforça que a caçada não é permitida para consumo, somente como forma de controle da praga. O sargento também comentou que não há confirmações de ataques de jacarés, mas percebe-se um crescimento às margens dos principais rios da região. Segundo ele, esses répteis têm em sua alimentação filhotes de capivaras. “Por outro lado, os roedores se reproduzem duas vezes por ano, com média de três filhotes cada. O impacto do predador acaba sendo pouco.”

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta