ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Pedidos de benefícios do INSS têm aumento em Santa Cruz

As incertezas sobre o futuro de aposentadorias e de outros benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já impactam no movimento da agência da autarquia em Santa Cruz do Sul. A busca por informações e os requerimentos de aposentadorias aumentaram nos últimos dois meses, segundo o gerente local, João Mário Werberich. Enquanto em períodos normais os agendamentos costumam levar de 45 a 60 dias, atualmente eles se estendem para 90 dias – há atendimentos marcados para abril.

De acordo com Werberich, a procura se intensificou em razão das discussões sobre a reforma da Previdência, que prevê, entre as mudanças, idade mínima de 65 anos para obter a aposentadoria. Ao mesmo tempo, ele observa que os indeferimentos também acompanharam esse aumento. “Tivemos muitos pedidos indeferidos por falta de comprovações. As pessoas buscam acumular tempo de tudo e preencher os requisitos”, comenta sobre a ansiedade em garantir benefícios antes de as alterações entrarem em vigor. 

ads6 Advertising

Publicidade

Busca também cresce na área da educação

A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) também percebeu uma movimentação maior de servidores que pretendem se aposentar. De acordo com a coordenadora adjunta, Janaína Venzon, houve aumento de pedidos de informações, atendimentos e solicitações do benefício por causa da previsão de mudança nas regras e de alterações no plano de carreira do magistério público estadual. Outro fator, segundo Janaína, é que professores e funcionários estariam completando o tempo e requisitos para obter a aposentadoria. A previsão é de que, neste ano, 24 servidores se aposentem em Rio Pardo, 50 em Santa Cruz e 55 em Venâncio Aires. 

ads7 Advertising

Publicidade

A reforma

A previsão é de que a proposta do governo seja votada somente a partir de maio, mas as negociações sobre o projeto já devem ser intensificadas após as eleições dos presidentes da Câmara e do Senado, em fevereiro. Além de mudanças na aposentadoria urbana, prevê alterações em outros benefícios, como aposentadoria rural, pensão por morte e aposentadoria de servidores públicos.

ads8 Advertising
O que pode mudar na sua aposentadoria

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta