ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Pelé do punhobol

O punhobol, esporte semelhante ao vôlei e muito difundido na Europa, já teve adeptos em Santa Cruz. Quem lembra é o leitor Alceu Zingler, que foi praticante na década de 70.

Ele surgiu na Itália, mas expandiu-se na Alemanha a partir de 1893. No Estado, começou a ser praticado em 1911, na Sogipa de Porto Alegre. Logo chegou a outras cidades de colonização alemã, como Santa Cruz. Os jogos eram no campo da Sociedade de Tiro e Caça (campo do Mauá).

ads6 Advertising

Publicidade

Com o apoio do presidente da Ginástica, Cláudio Backes (Risada), o time participava de partidas em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Campo Bom e outras, entre 1971 e 1973. O principal atleta do juvenil era o saudoso Juarez Franco (1955-2019), o Bola, que depois tornou-se um dos grandes nomes do basquete, do vôlei e do tênis.

Durante uma apresentação em Porto Alegre, o correspondente da revista Der Spiegel ficou impressionado com o show do garoto Bola, de 16 anos, e o definiu como o “Pelé do punhobol”. A equipe juvenil era muito respeitada e foi mantida por mais de dois anos.

Foto: Acervo Pessoal
Bola: quando garoto foi destaque no punhobol
ads7 Advertising

Publicidade

O Brasil é bicampeão mundial masculino (1999 e 2003) e campeão feminino (2003). Em Santa Cruz, o punhobol deixou de ser praticado há vários anos.

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta