ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Pelo mundo: Brasília, a capital de todos os brasileiros

ads3

ads4

Brasília sempre foi destaque no noticiário, como centro de tomada de decisão. Mas, deixando a política de lado, a jovem capital do Brasil (Brasília só tem 61 anos) tem muita coisa bonita para ser apreciada. Bem no coração do Brasil, no Distrito Federal, na região central do País, encravada dentro do Estado de Goiás, foi projetada com o objetivo de desenvolver a autoafirmação nacional.

A capital do Brasil é a única cidade do mundo (construída no século 20) considerada, desde 1987, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, órgão das Nações Unidas. Motivos para o reconhecimento não faltam: cidade inaugurada em 21 de abril de 1960, surpreende até os mais experientes viajantes.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Pelo Mundo: Xinjiango, Portal da Rota da Seda

Sede do Poder Legislativo, o Congresso Nacional é composto pelo Senado Federal, que fica do lado esquerdo e é representado pelo “prato côncavo”; e pela Câmara dos Deputados, localizada ao lado direito e representada pelo “prato convexo”. A cada hora, iniciam-se visitas guiadas pelos plenários e museus das duas sedes do Poder Legislativo

O projeto da cidade até hoje é referência quando o assunto é planejamento urbano. Sua ideia de envolver prédios residenciais em grandes áreas urbanas, traçar a cidade a partir de enormes avenidas e dividi-la em setores, tem provocado intensa reflexão e debates sobre a vida nas grandes cidades no século 21.

ads7 Advertising

Publicidade

Brasília é um pouquinho de cada parte do Brasil. A construção de uma capital federal no coração do País demandou grande mão de obra e atraiu gente de todos os cantos do território nacional. O resultado é a rica cultura brasiliense que existe hoje, uma mistura genuína do povo mais alegre e hospitaleiro do mundo.

Indo a Brasília, não deixe de visitar a Catedral Metropolitana, projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1970. O Museu de Valores do Banco Central também é uma ótima pedida. Lá, o turista pode encontrar uma exposição permanente de moedas e cédulas nacionais e estrangeiras.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta