ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Perfuração de poços beneficia sete municípios da região; veja quais são

ads3

ads4

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, vai perfurar poços em 79 municípios que decretaram estado de emergência devido à estiagem de 2020. No Vale do Rio Pardo, cinco cidades serão contempladas: Candelária, Venâncio Aires, Encruzilhada do Sul, Herveiras e General Câmara. Outros dois municípios da região – Pantano Grande e Santa Cruz do Sul – ainda não concluíram o envio da documentação, mas também tem previsão de receber recursos para a finalidade.

No início do processo, 105 municípios seriam contemplados, mas 26 não entregaram a documentação necessária ou protocolaram dados incompletos. “O governo do Estado, com o expediente da despesa reprogramada, atenderá às cidades faltantes até o final de 2021. No momento, 20 prefeituras já encaminharam a documentação”, adiantou Stédile.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeitura estuda construção de barragem para garantir abastecimento em períodos de seca

O titular da secretaria de Obras e Habitação, José Stédile, esteve no município de General Câmara, acompanhando os trabalhos da perfuratriz nessa terça-feira, 27. “A secretaria repassou a verba diretamente aos municípios, o que agiliza a execução dos serviços. Seguiremos trabalhando para garantir água em quantidade e com qualidade para as comunidades do interior. É mais um investimento do governo do Estado na dignidade humana”, destacou.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Prefeitura busca apoio do Estado para abrir poços no interior

Poços em 79 municípios (repasse já concluído)

Em 38 municípios com recursos do governo do Estado

ads8 Advertising

Publicidade

Em 41 municípios com recursos da Assembleia Legislativa

Água Santa, Arroio do Padre, Arroio dos Ratos, Áurea, Barão de Cotegipe, Bozano, Cacequi, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cerro Branco, Cerro Grande, Charqueadas, Charrua, Coqueiros do Sul, Cruz Alta, Cruzaltense, David Canabarro, Doutor Ricardo, Encruzilhada do Sul, Ernestina, Estação, Estrela, Eugênio de Castro, Faxinal do Soturno, Fazenda Vila Nova, Frederico Westphalen, Igrejinha, Marau, Mormaço, Nonoai, Novo Barreiro, Panambi, Pelotas, Riozinho, Rondinha, Rosário do Sul, São Gabriel, Sertão Santana, Três Palmeiras e Viadutos.

Poços previstos em 26 municípios (repasse em andamento)

Aceguá, Arambaré, Augusto Pestana, Bagé, Ciríaco, Cruzeiro do Sul, Eldorado do Sul, Estrela Velha, Gravataí, Minas do Leão, Mostardas, Novo Hamburgo, Novo Tiradentes, Pantano Grande, Passo Fundo, Pedro Osório, Rio Grande, Ronda Alta, Santa Cecília do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Augusto, São José do Norte, São Marcos, Travesseiro, Trindade do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “O cenário não tende a se tornar positivo”, diz meteorologista sobre seca no Estado

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta