Geral

Pesquisa da Fecomércio-RS aponta queda no faturamento do varejo após enchentes de 2024

Um ano após as cheias que atingiram o Estado, o setor do varejo de moda ainda sente os impactos da tragédia. De acordo com a Sondagem do Segmento de Varejo de Moda de 2025 divulgada pela Fecomércio-RS, 68,3% das empresas do segmento foram afetadas de forma direta ou indireta pelas enchentes, e 54% delas se recuperaram apenas parcialmente ou ainda não conseguiram se reerguer totalmente. Entre os principais efeitos ainda enfrentados estão a queda no faturamento (68,6%), perda de clientes (51,1%) e dificuldades financeiras (33,5%).

O desempenho das vendas nos últimos seis meses reflete esse cenário desafiador: 57,2% das empresas classificaram os resultados como regulares ou ruins, e 55,6% afirmaram que as vendas ficaram abaixo das expectativas. Os desafios internos mais recorrentes incluem a gestão de pessoas (34,3%) e a fidelização e o relacionamento com os clientes (30,6%). No ambiente externo, os principais obstáculos foram a elevada carga tributária (57,4%) e a concorrência com sites e plataformas estrangeiras (31,4%).

LEIA TAMBÉM: Comércio de Santa Cruz ajusta estratégias para impulsionar vendas no Dia dos Pais

Publicidade

Apesar do contexto adverso, a área de gestão apresenta sinais positivos. A grande maioria das empresas (89,7%) já utiliza controle informatizado de vendas e estoques, e 80,9% monitoram o desempenho dos produtos com frequência – seja de forma diária, semanal, quinzenal ou mensal. A pesquisa ocorreu entre 23 de maio e 4 de junho de 2025 e entrevistou 385 estabelecimentos do segmento, selecionados de forma aleatória no Estado, sendo todos optantes do Simples Nacional.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.