ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Pesquisadores confirmam transmissão de vírus raro e mortal entre humanos na Bolívia

ads3

Foto: Kim Jun Joo

ads4

Pesquisadores do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos anunciaram a descoberta da possibilidade de transmissão entre humanos de um vírus raro, o chapare, pertencente ao grupo dos causadores de doenças como a ebola. A confirmação aconteceu após a análise de casos registrados na Bolívia, no ano passado. Segundo o CDC, dois pacientes transmitiram o vírus para três profissionais de saúde. Um dos pacientes e dois médicos morreram.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, os casos ocorreram na capital da Bolívia, La Paz. O único outro registro de contaminação por este vírus data de 2004, na região de Chapare, também na Bolívia. “Nosso trabalho confirmou que um jovem residente de Medicina, um médico socorrista e um gastroenterologista contraíram o vírus após contato com pacientes infectados”, disse ao The Guardian Caitlin Cossaboom, epidemiologista da divisão de patologias do CDC. “Agora acreditamos que vários fluidos corporais têm potencial para carregar o vírus”.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: OMS: risco de pegar Covid-19 em aviões é ‘muito baixo’, mas não zero

A descoberta foi anunciada no encontro anual da Sociedade Americana de Higiene e Medicina Tropical (ASTMH). Durante o evento, os pesquisadores disseram que é possível que o vírus tenha circulado ao longo dos anos, sem ser detectado, por ser facilmente confundido com outras doenças que causam sintomas parecidos, como a dengue.

Ainda de acordo com a publicação britânica, os cientistas afirmaram que estão trabalhando para identificar novas ameaças à humanidade e que precisam estudar o vírus chapare para entender a capacidade de disseminação.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: CoronaVac induz rápida resposta imune, mostra estudo

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta